“Mãe, Feliz Dia Dos Pais”, uma carta dedicada a todas as mães que também são pais, e que mesmo não compartilhando das mesmas experiências relatadas aqui, tem a missão de cuidar dos seus filhos sozinhas, mas em especial a minha filha Roberta, que sempre lutou bravamente para criar a minha neta Priscila sem a figura paterna presente, missão difícil vivendo no Japão, distante dos familiares que vivem no Brasil. Filha…obrigada por tudo. Você é uma guerreira!!! Te amamos!!!
Mãe…
Quantas vezes te vi maquiando uma tristeza profunda, tentando me convencer que estava tudo bem, que em meio ao caos, a vida merecia sorrisos pra ficar mais leve.
Eu sei que fui fruto de um amor, que infelizmente não deu certo, mas nem por isso me amou menos por ter sido assim, e o seu amor por mim é incondicional. Eu sei que as vezes se sente só e gostaria de se apaixonar novamente, mas também sei que essa solidão não a leva a buscar novos relacionamentos, mesmo porque você é uma mulher integra, não dada a aventuras amorosas e espera a pessoa certa que vai nos amar, respeitar e nos fazer feliz, como uma família deve ser.
Você acordava sempre antes do sol, para batalhar por uma família que merece insistências e empurrões para não parar no tempo. Você muitas vezes em meio as lágrimas fraquejou, mas não desistiu. Você luta bravamente para cuidar daqueles que dependem de ti.
Mãe…me desculpe pelos empregos que perdeu, quando precisou faltar para me levar ao médico. Mas você nunca se abateu, e mesmo triste por ser despedida do emprego que gostava, saia em busca de outro e mesmo sendo ruim, você encarava, porque sabia que tinha as contas pra pagar, e precisava suprir o nosso sustento.
Minha mãe, obrigada por entender quando meu mundo muda de cores, e ai você tem que pinta-los da minha cor preferida. Já gostei do rosa, do azul, amarelo e agora do lilás e ai lá vamos nós mudar as cores de tudo em casa, a começar pelas minhas roupas.
Mãe…obrigada pela alegria do meu aniversário de 10 anos quando eu queria uma festa com a decoração do Minecraft e você disse que era coisa de menino e que escolhesse outra. Mesmo contrariada eu escolhi outra e qual a minha surpresa ao acordar pela manhã e ver nossa sala decorada do jeitinho que eu desejei. Sim mãe, mas uma vez você me surpreendeu, e me fez muito feliz com a minha festa do Minecraft.
Obrigada mãe, quando no meu desejo de ter um quarto meu, e sem espaço pra isso, você transformou o seu quarto no meu paraíso. Você o decorou de lilás, mesmo não gostando muito da ideia, o enfeitou com adesivos de delicadas flores para suavizar o ambiente, espalhou meus bichinhos de pelúcia e minhas tantas bonecas, e a única coisa que distorce a decoração é a cama de casal que dividimos, mas que a colcha do Frozen ou da Minnie e Mickey dão o toque necessário ao meu pequeno paraíso. Quero que saiba que me faz feliz dividindo o meu pequeno paraíso contigo.
Mãe…você tem sido o alicerce da nossa família, onde se desdobra para não faltar nada nas nossas vidas, mesmo que para isso tenha que trabalhar horas a fio, sem direito a descansar. Por ser a filha mais velha carrega no ombro não somente a responsabilidade em cuidar de mim, mas também de zelar pela minha avó. Quantas vezes teve que socorrer a família nas horas incertas, com as suas mãos sempre estendidas.
Sim mãe, mesmo com os seus defeitos, principalmente o gênio forte (rs) tem suas fraquezas, limitações, dias ímpares, TPM, medos e inseguranças. Mas também tem atos de bondade, de generosidade, sempre se fazendo presente.
Mãe…como você é guerreira, e pode ter certeza que reconhecemos o seu esforço para suprir nossas necessidades, mesmo porque sabemos que são muitas e que as vezes desejaria ter com quem dividir esse pesado fardo.
Mas com você mãe, foi que aprendi a amarrar o cadarço, andar de bicicleta, de patins e fazer pequenas tarefas. Me dedicou tempo pra ensinar as tarefas escolares, brincar comigo, assistir filmes juntas, comendo pipoca, me levando pra passear, mesmo quando tudo o que queria era ficar em casa descansando. Mas também me deu broncas, castigos e passou noites em claro comigo, quando eu queimava de febre, e pela manhã tinha que ir trabalhar, mesmo caindo de sono.
Você estava presente em cada Dia dos Pais na escola, se perdia nas palavras, com seu modo sensível de tentar justificar a ausência de outra pessoa.
Mas sempre se esforçou para me fazer acreditar que estava tudo bem, fazendo de conta que era só uma data inventada por uma pessoa que queria ganhar dinheiro. Tá bem, mamãe, isso já não dói mais como antes.
Quando se é criança a gente só quer o que todo mundo tem, principalmente um pai. E como deve ser difícil explicar que nem tudo que queremos, podemos ter. Mas mesmo assim você sempre se esforçou para me dar tudo aquilo que precisei, se desdobrando em carinhos e cuidados.
Quantas vezes se esforçou para satisfazer os meus caprichos, quando queria algo que não se adequava as suas condições no momento. Obrigada por cada festa de aniversário que me concedeu, mesmo estando em dificuldades, nunca deixou passar em branco, mesmo que fosse um bolinho com docinhos.
Mas também me ensinou a esperar, assim como me ensinou os bons princípios, a respeitar as pessoas e acima de tudo, respeitar a Deus. Sim mãe, você me ensina a me tornar um ser humano melhor.
E como deve ser complicado quando envolve sentimentos, quando se tem cicatrizes que talvez nunca sejam curadas. Mas pra isso existem mães, que de uma forma ou de outra, nos confortam com carinho e bolos de chocolate. Tá tudo bem, mãe.
E aí, vamos crescendo e começando a entender que criar filhos sozinha é mais trabalhoso do que a gente imagina.
Ainda mais quando você tenta disfarçar sua própria dor, pra não ter que transpassar o medo de não conseguir chegar onde se quer.
A vida foi feita pra ser vivida e levada da forma que dá, sem excessos, sem cobranças. Você é uma pessoa cheia de dúvidas, tanto quanto eu, e tudo bem, você não será menos mãe por isso. Eu até entendo quando fica brava por não fazer minhas obrigações nas horas certas, ou até mesmo por ficar usando o meu tempo livre para ficar na internet gravando os meus vídeos que tanto amo, quando você queria que estivesse lá fora brincando como qualquer criança da minha idade.
E quero que saiba que não fico brava quando chama a minha atenção por não gravar meus vídeos direito, porque eu sei que quer que eu faça o melhor. Mas vou me esforçar pra melhorar viu? Eu prometo. Mas por enquanto da um desconto, afinal sou amadora e faço mesmo por diversão. Ah…você riu muito do meu primeiro vídeo que gravei com um olho inchado né? Mas tava demorando muito pra sarar e eu estava ansiosa para inaugurar o meu canal. rs
Vou treinar bastante para ser como alguns dos meus youtubers preferidos. Gosto muito do Lohgann e Prit do Japão Nosso De Cada Dia, Felippe Castanhari, Você Sabia?, 5inco Minutos ( Kéfera Buchmann) e Surreal da Anymalú entre outros. Ahhh…sou fã do Felipe Neto e gostaria muito de conhece-lo um dia. Sempre mando coisas para o seu canal, mas nunca sou sorteada. Sei que tem horas que te irrito, querendo mostrar o tempo todo os vídeos deles, sendo que tudo o que você deseja é ver seus programas preferidos. Mas do Japão Nosso de Cada Dia você gosta né? É o meu preferido também, principalmente porque esse assistimos juntinhas.
No espelho da vida, eu quero ser o seu reflexo. Batalhadora, guerreira, forte, independente, amorosa e saber cozinhar. Eu levaria um bom tempo te descrevendo, buscando adjetivos no dicionário que fazem parte da sua personalidade.
Não precisa abaixar a cabeça quando falam “pai” perto de mim, tá tudo bem mãe.
Na minha vida você é pai, amiga, mãe, professora, médica… quantas pessoas tem dentro de você? Você é o meu melhor exemplo do que é ser uma pessoa guerreira.
Parabéns por toda a garra e por todo cuidado. Tá tudo bem, mamãe. Eu não questiono mais nada, não choro mais. Porque agora eu entendo, te entendo.
Tá tudo bem, mãe. E se um dia vier a não ficar tudo bem, daremos um jeito, como sempre fizemos. Feliz Dia dos Pais, para a melhor Mãe do mundo! Vou te amar por todo o sempre. Obrigada por tudo Mãe!!!
Abaixo o canal da Priscila e mesmo sendo amadora, gostaria que deixassem seu like ou se possível se inscrevam para da uma forcinha e anima-la a se aperfeiçoar, porque por enquanto é tudo uma divertida brincadeira de criança. Ela gravava os vídeos sem preparação nenhuma e dava muita bola fora. rsrs
Obs: Parte do texto é de autor desconhecido, onde acrescentei trechos de minha autoria: Cleo Oshiro.
Canal Coisas do Japão: https://www.youtube.com/channel/UCjPdSi18Ro0ifOB3tIZ2o_Q
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am




















