17 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  4:03
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Fundo de pensões do Japão perdeu mais de ¥5.2 bi no segundo trimestre

No ano fiscal terminado em Março, o fundo de pensões do Japão – o maior do mundo – já havia registado o seu pior desempenho desde o início da crise financeira. Negócios.pt
O fundo de pensões do Japão, o maior do mundo, perdeu 3,9% da sua fortuna, ou 5,2 bilhões de ienes (cerca de 12.5 bilhões de reais) no segundo trimestre deste ano, devido à descida das acções e à subida do iene.

Esta evolução, que reduziu os ativos do fundo para 129,7 biliões de ienes, segue-se a uma perda de 5,3 bilhões de ienes no ano fiscal terminado em Março – o pior desempenho anual desde a crise financeira global.

As ações japonesas do fundo cairam 7,4% entre Abril e Junho, período em que o índice Topix caiu 7,5%. As ações estrangeiras perderam 7,8%, enquanto os produtos de dívida estrangeira desceram 8%. A única classe de ativos que gerou lucros foi a de títulos de dívida do Japão.

“Investimos com uma visão de longo prazo”, disse o presidente Norihiro Takahashi num comunicado divulgado na sexta-feira, 26 de Agosto. “Mesmo que os preços de mercado flutuem no curto prazo, isso não vai prejudicar os beneficiários de pensões. Também estamos fortalecendo a gestão de risco e continuamos a contratar especialistas”.

Em Junho, as acções japonesas representavam 21% dos investimentos do fundo, enquanto os títulos de dívida japonesa constituíam 39% do bolo total. As acções estrangeiras também representavam 21% dos investimentos, e a dívida estrangeira apenas 13%.

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)