Sonia Braga manda mensagem para Ministro da Cultura. A FOTO É A MESMA, O RECADO É NOVO: Recado da atriz Sonia Braga que vive em NY nos EUA, para o Ministro da Cultura Marcelo Calero do governo Michel Temer.
Aula de História para o senhor Marcelo Calero, 33 anos de idade.
Eu, só de profissão, tenho 50.
Na época da Abertura, os artistas não tinham sequer uma lei que regulasse a profissão. Essa lei foi promulgada em 1978, depois de muita luta, da qual tive a honra de participar.
Naquela época, acredito, o senhor Marcelo ainda não havia nascido. Por isso, não deve ainda ter tido tempo de aprender sobre os nossos problemas e os nossos direitos.
E pouco se importou, ou não notou, que uma atriz brasileira era campeã de bilheteria do cinema brasileiro e sustentou este título por 30 anos – também ganhando, com filmes brasileiros, além de projeção internacional, muitos prêmios no exterior, promovendo assim o nome de Brasil e de nossa cultura.
Como pode um Ministro dizer que um ato democrático como o nosso é a representação de um País inteiro?
Isso é desconhecimento do que significa plena democracia. Se estivéssemos falando em nome de todos não precisaríamos, evidentemente, fazer o ato.
Uma coisa é certa: estamos juntos.
O Ministro da Cultura ofendendo artistas é inadmissível. O senhor está nesse cargo para dialogar, para nos ajudar, para fazer a ponte com quem nos explora.
A propósito, as críticas para Aquarius foram fabulosas. Quatro estrelas em jornais franceses, italianos, poloneses, russos e três citações no The New York Times. Ponto grande para a imagem da cultura brasileira no exterior.
Senhor Ministro, não podemos perder as nossas conquistas. Sobretudo a mais importante delas, o respeito.
A equipe de “Aquarius”, liderada pelo diretor e cineasta pernambucano, Kleber Mendonça Filho e pela atriz Sônia Braga, causaram polêmica quando protestou no dia 17/05/2016 contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff durante a estreia do filme em Cannes.
O filme “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho (47), apesar de ter sido muito aclamado em sua estreia no festival, saiu sem nenhum honraria da cerimônia de premiação que aconteceu dia 22/05/2016, mas com certeza ele foi uma das surpresas do 69º Festival de Cannes.
Sonia Braga foi muito elogiada e cotada para receber a Palma como melhor atriz, pelo seu personagem Clara , uma mulher de 65 anos de idade, escritora e crítica de música aposentada. Clara é viúva, mãe de três filhos adultos e moradora de um apartamento na Avenida Boa Viagem -Recife, rodeada de livros e discos, num edifício chamado Aquarius. Clara tem o dom de viajar no tempo, um super poder que poucas pessoas no mundo são capazes de desenvolver.
A aposentada que luta para não ser despejada de onde mora, o Aquarius, é o último prédio de estilo antigo da Av. Boa Viagem, no Recife, ela irá enfrentar as investidas de uma construtora que tem outros planos para aquele terreno: demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento.
Quem conquistou o prêmio foi a filipina Jaclyn Jose, protagonista do drama Ma’ Rosa, que retrata a trajetória de uma mãe que vende drogas para sustentar os filhos e acaba indo presa, foi quem levou o prêmio. “Aquarius” vai estrear no segundo semestre de 2016 com distribuição da Vitrine Filmes.
Sonia Braga é uma forte candidata para indicação do prêmio Oscar pela sua atuação em “Aquarius”, e o filme tem pela frente uma longa jornada de pelo menos 25 festivais internacionais de cinema. “Aquarius” tem distribuição garantida em mais de 50 países, além do Netflix, informou a produção responsável pelo longa. O acordo envolve a América do Norte, América Latina (menos o Brasil), Austrália e Nova Zelândia, Grã Bretanha e Ásia (exceto a China). Os lançamentos via Netflix em cada território serão válidos três meses após os lançamentos em salas de cinema.
O lançamento já esta previsto em salas da Europa e Ásia, e já está confirmado exibições na Suíça, Noruega, República Tcheca, Grécia, Turquia, Dinamarca, Espanha, Polônia, Eslováquia, Portugal, Croácia, Bósnia, Eslovênia, Itália, Bélgica, Sérvia e China. Em 28 de Setembro, Aquarius será lançado também nos cinemas franceses pela própria SBS. A distribuição internacional será do co-produtor e distribuidor internacional de Aquarius, o francês Said Ben Said.
Aquarius é uma produção da CinemaScópio, em co-produção com a SBS (França), Videofilmes e Globo Filmes, a partir de investimento do BNDeS e incentivo do Funcultura Pernambuco. O filme tem distribuição no mercado brasileiro da Vitrine Filmes.
Além da atriz Sonia Braga, estão no elenco: Humberto Carrão, Irandhir Santos, Maeve Jinkings, Allan Souza Lima, Julia Bernat, Carla Ribas entre outros.
“Estamos muito felizes com o alcance internacional que Aquarius tem mostrado a partir da excelente plataforma de lançamento que é o Festival de Cannes. A reação em Cannes da imprensa internacional, francesa e brasileira foi fora do comum. Agora, precisamos trabalhar para trazer o filme da melhor maneira possível para o seu lançamento brasileiro, pois é um filme que precisa ser descoberto em grande estilo no seu país, na sua própria língua, e a expectativa é bem grande”, diz Emilie Lesclaux, produtora de Aquarius.
https://www.facebook.com/aquariusfilme/?pnref=story&qsefr=1
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am