20 C
Kóka
quinta-feira, 2024/05/16  8:33
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Filipinas: #TanimBala, esquema de extorsão no aeroporto NAIA desperta ira nas redes sociais

Filipinas: #TanimBala, esquema de extorsão no aeroporto NAIA desperta ira nas redes sociais. O golpe de extorsão nas Filipinas, que, alegadamente, coloca munição na bagagem de passageiros quando estes passam pela segurança do aeroporto, provocou raiva, medo e ativismo nas redes sociais.

Chamado de “Tanim Bala” (que significa plantar balas), põe as vítimas face a multas ou até mesmo a possibilidade de ser acusado de posse ilegal de munição.

Depois que vários passageiros foram detidos e outros levado a tribunal por se recusarem a pagar multas e propinas, levou os filipinos a entrarem em ação.

Os filipinos estão postando em mídias sociais avisos desafiantes, presos em suas bagagens envoltas em plástico e falando sobre os perigos desse esquema.

Funcionários do Aeroporto Internacional de Manila também criaram um serviço de assistência pública.

A Filipino passenger puts a sticker on his luggage with the message:
No adesivo lê-se: this bag is bullet-proof – esta mala é a prova de balas

Usuários do Facebook e Instagram fizeram upload de fotos com mensagens presas às suas malas.

Cautelosos os viajantes, como Raymond Britanico, fez upload de fotos com avisos aos potenciais plantadores de bala. Outros usuários como ator Filipino Ronnie Liang, aparece embrulhando sua bagagem em filme plástico usandos as hashtags, #TanimBala e #LagLagBala (que significa “fora balas”).

Passengers get their luggage wrapped in Manila airport on 4 November, 2015
Passageiro embrulhando sua bagagem em filme plástico no aeroporto NAIA

O incidente ainda gerou um jogo para celulares, uma altamente popular, em que os usuários jogam como sendo uma “vítima” no aeroporto que tem que navegar com cuidado para evitar que balas sejam colocadas em sua bagagem.

This grab from Google's Android store shows opening graphics from the popular 'Tanim Bala' game
Existe, inclusive, um jogo para smartphone

Ex-Miss Filipinas: ‘Plante árvores não balas “

Celebridades como ex-Miss Filipinas Earth Alma Cabasal também tomou uma posição forte. Ela compartilhou uma fotografia de um aviso, onde escreveu: “Plante árvores, e não balas – Eu me recuso a ser uma vítima do Tanim Bala”.

Alma Cabasal poses next to a billboard in Singapore
Earth Alma Cabasal – ex-Miss Philippines
This grab taken from the Instagram account from former Miss Philippines Earth Alma Cabasal, shows an anti-Tanim Bala sign she wrote and attached to her luggage
No aviso lê-se: I refuse to be a victim of TANIM BALA! Plant TREES not bullets. – Eu me recuso a ser vítima do TANIM BALA! Plante árvores, não balas.

Cabasal disse à BBC que ela tomou essa medidas para proteger sua bagagem antes de embarcar de volta para a Califórnia.

“Eu prestei muita atenção aos meus pertences durante todo o tempo em que estive no aeroporto de Manila”, disse ela.

“Esse golpe é muito triste e embaraçoso. Esta manchando nossa reputação como país, porque as pessoas ao redor do mundo sabem que os filipinos são hospitaleiros e corteses …”

Segurança frente à reunião da APEC (Asia-Pacific Economic Co-operation)

As pessoas têm destacado os riscos diante da próxima cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), que será realizada na capital, Manila, em 18 de Novembro.

A soldier uses a canine to check the surroundings of the International Media Center during the security preparation for the Apec summit in Manila on 12 November, 2015
Os usuários de mídias sociais apontam os potenciais riscos diante da cúpula da APEC na próxima semana

“Esse golpe está apenas dando aos governos estrangeiros mais uma razão para não confiar nos funcionários filipinos – especialmente antes da cúpula da APEC”, disse o usuário Filipino do Twitter Marcial Bonifacio.

Outro usuário do Twitter Ella da cidade de Taguig, comentou: O “Tanim Bala” é um problema que deve ser sanado o mais rapidamente possível – e se um delegado viesse a descobrir, de repente, uma bala em sua bagagem?”

O Presidente das Filipinas, Benigno Aquino III, ordenou uma investigação sobre a fraude. A mídia local relata que as vítimas prestaram depoimento a um tribunal.

Funcionários da ONU, por sua vez, foram aconselhados a trancar as malas e proteger seus pertences.

Outra usuária do Instagram, Cindy Jubilee, de Manila, disse à BBC que ela queria destacar as ações “incompetentes dos oficiais do aeroporto” e que sejam responsabilizados por seus atos.

Uma tradição popular

É difícil imaginar como surgiu o aparecimento de balas vazias nas bagagens. Mas de acordo com o apresentador Filipino da BBC Rico Hizon, as origens das balas poderia remontam a uma tradição popular filipina de finais do século 19.

Memes like this were being shared
Memes como este, estão sendo espalhados entre os usuários Filipinos de mídias sociais

“Há uma superstição Filipina que diz que carregar uma bala é como um amuleto da sorte para proteger o proprietário de infortúnios, perigo físico ou dano”, disse ele.

“Então a bala é como um amuleto protetor, normalmente é abençoado com feitiços ou orações que salvaguardem o proprietário de bruxaria.”

Neste caso, não está sendo visto como uma bênção ou proteção, quer por passageiros ou autoridades.

Fonte: bbc http://www.bbc.com/news/world-asia-34774899