Delia Fischer: A doçura e elegância musical de uma pianista. Delia Fischer é uma compositora carioca, pianista, cantora, arranjadora,e diretora musical que iniciou-se no piano com a professora Salomé Gandelmann. Estudou com Antonio Guerra Peixe e Luiz Eça. Iniciou-se profissionalmente com o grupo Duo Fenix, formado por ela e Claudio Dauelsberg. Os dois CDs lançados tiveram boa repercussão no Brasil e no exterior, tendo recebido críticas positivas nos principais jornais do mundo.

Delia Fischer é uma artista atuante no mercado e ganhadora de vários prêmios. Com o Duo Fenix, Delia participou de importantes festivais de jazz como “Montreaux Jazz Festival” e “Sofia Jazz Festival”, na Bulgária. A dupla se apresentou ainda no New Morning, em Paris, e produziu dois álbuns de carreira: o primeiro Duo Fenix pela BMG e, o segundo Karai –etê, lançado pelo selo Alemão In and Out Records.

Em 1999 Delia lançou seu primeiro álbum solo Antonio pelo importante selo alemão ECM Records. Nesse período atuou e gravou com Toninho Horta, Ed Motta, Nivaldo Ornelas, Nico Assumpção, Erasmo Carlos, Bob Baldwin (EUA) e Thiago de Mello (EUA), dentre outros artistas. Possui, ainda, um extenso currículo em workshops de harmonia e improvisação pelo Brasil e exterior.
Em 2006 participou da turnê de lançamento dos CDs de dois artistas internacionais: Hotel Vermont da cantora sueca Lisa Nilsson por toda a Escandinávia e, também, lançando o CD Casa da Praia do grupo Avenida Atlântica. Neste último, Delia atuou como cantora e compositora deste grupo, ao lado de Maria Petersen (Dinamarca). Apresentaram-se em importantes festivais como “Copenhagen Jazz festival”, cujo show foi elogiado pela crítica especializada.

Partindo para novos desafios, Delia integrou-se ao cenário teatral brasileiro. Em 2007 orquestrou o espetáculo 7 – O Musical de Ed Motta, Claudio Botelho e Charles Moeller. Em outubro de 2009 apresentou-se no Maison de La Danse (Lyon – França) com o espetáculo Beatles num Céu de Diamantes de Claudio Botelho e Charles Moeller. No mesmo ano recebeu o Prêmio Shell de Teatro na categoria Música pelos arranjos deste espetáculo. Em 2010 assinou a direção musical do espetáculo Era no Tempo do Rei com composições de Carlos Lyra e Aldir Blanc e direção de João Fonseca.
Delia lançou em 2010 seu segundo CD solo Presente pela gravadora Dubas que traz parcerias com Thiago Picchi, Sergio Natureza e Camila Costa. Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal e as cantoras Lisa Nilsson e Ana Carolina participam especialmente deste CD.

Em 2011 recebeu o Prêmio Sesc Rio de Fomento à Cultura, através do qual realizou o projeto do CD Saudações Egberto. Em junho do mesmo ano realizou uma curta temporada de lançamento deste CD no Espaço SESC Copacabana. Neste projeto Delia apresenta releituras de músicas de Egberto Gismonti com arranjos surpreendentes e letras elaboradas
especialmente para este CD, como “Cor de Sol” (versão letrada de Eugenio Dale para “Lorô”). Delia também encomendou para Ronaldo Bastos a letra do clássico “Pêndulo”, que tornou-se “Um Outro Olhar” e conta com o vocal de Moska. O próprio Egberto Gismonti também participa tocando violão de 10 cordas na faixa título do disco.
De 2011 a 2012 Delia integrou a banda do projeto Ensaio de Cores da cantora Ana Carolina. Em 2012 foi convidada para dois novos desafios: em “Milton Nascimento – Nada Será como
Antes” – da dupla Moeller e Botelho – atuou como arranjadora, pianista e integrante do elenco principal como cantora; e assinou a direção musical e arranjos do “Rock in Rio, o musical”, da Aventura Entretenimento.
Em 2013 foi indicada ao Prêmio APTR (Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro) na categoria “Melhor Música” para o espetáculo “Milton Nascimento – Nada Será Como Antes”. Também foi responsável pelos arranjos e direção musical do show “Tributo a Raul Seixas” na edição 2013 do Rock in Rio, executado pela banda Detonautas Roque Clube, com participação de Zelia Duncan e Zeca Baleiro. Foi vencedora do Prêmio Cenym 2013 na categoria “Melhor trilha sonora e melhor canção” por “Milton Nascimento – Nada Será Como Antes”.

Em 2014 concorreu ao Prêmio Shell de Teatro na categoria “Música” por “Elis – A musical” e foi vencedora do Prêmio Cesgranrio de Teatro na categoria “Melhor Direção Musical” por “Elis – A Musical”, dirigido por Dennis Carvalho com texto de Nelson Motta e Patricia Andrade. Ainda neste prêmio foi indicada nesta mesma categoria pelos arranjos de “Rock in Rio – O Musical”. Foi vencedora do Anual Prêmio Cenym 2014 na categoria “Melhor trilha sonora e melhor canção” por “Elis – A Musical”. No mesmo ano foi indicada ao Prêmio Bibi Ferreira pela direção musical de “Elis – A Musical” e relançará o CD “Saudações Egberto”, pelo Selo Rob Digital, na Sala Cecília Meireles (RJ) em 2015. Em 2014 assinou a direção musical de “Chacrinha, O Musical” com direção de Andrucha Waddington e texto de Pedro Bial.
Atualmente dedica-se a novas composições e parcerias para um novo projeto.
Radio Shiga by Cleo Oshiro

- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am





















