Sonia Mello: A Grande Intérprete de Roberto e Erasmo Carlos. Sonia Mello é uma cantora romântica, geminiana, dona de uma voz maravilhosa e marcante. Pernambucana de Garanhuns, que desceu pro Sul e iniciou sua carreira “Interpretando Roberto e Erasmo Carlos, o que lhe valeu o Título de “Melhor Intérprete” da dupla, por ser a primeira cantora a gravar os prestigiados parceiros. A música “Desejo” de autoria do compositor, poeta e escritor de livros infantis Luiz Alberto Machado venceu o primeiro lugar do FEMI 2010 “Festival de Musica Independente” promovido pelo Projeto Sociocultural Vozes do Meu Brasil e do Clube Sua Arte na Rede, que foi realizado no Japão. O Festival reuniu mais de 600 composições de várias partes do mundo, onde apenas 20 foram as escolhidas. A música “Desejo”, nasceu de um acontecimento há mais de 20 anos atrás quando LAM (é assim que o compositor Luiz A. Machado é conhecido no nordeste brasileiro) mas ela ficou conhecida muitos anos depois quando um clipe feito por Derinha Rocha surgiu no Youtube e despertou o interesse de Sonia Mello em gravá-la. Foi a própria Sonia quem inscreveu a música no Festival.

É real a estória que nasceu em Garanhuns acidentalmente?
Sim. Minha mãe estava grávida e foi visitar parentes em Garanhuns e ai eu nasci.

Quando descobriu seu talento musical?
Aos 5 anos já me apresentava na Rádio Difusora de Alagoas, onde cantava sucessos da cantora Maysa.

E ai não parou mais?
Teve um Concurso na época chamado Voz de Ouro ABC, que era apenas adultos que participavam e fui a primeira criança a participar, conquistando o segundo lugar. Me lembro que o prêmio foi um rádio Mullard.

A carreira musical como profissional, aconteceu com quantos anos?
Foi logo que cheguei ao Rio de Janeiro e me apresentava nas Rádios. Foi quando gravei meu primeiro disco, um compacto simples com as músicas “Vivo a Querer Quem não Quer me Querer ” de José Messias e Anicio Bichara e “Canção para Esquecer” de Araripê e Norival Reis. Nessa época tinha 14/15 anos e o disco tocou muito nas rádios, mas nunca recebi nada, nem de direitos e nem pelas vendas.

Sonia Mello, como o Roberto e Erasmo Carlos vêem suas canções sendo interpretadas na sua voz?
Sempre fui elogiadíssima, tanto pela crítica, como pelos próprios compositores, com a gravação pela EMI dos 4 LPs com os sucessos deles, em português e espanhol.

Qual o motivo de querer gravar sucessos dos compositores Roberto e Erasmo Carlos?
Fui contratada pela gravadora Odeon (hoje Emi) no ano de 1975, onde tudo aconteceu artisticamente na minha vida e foram eles que tiveram a idéia que gravasse os sucessos do Roberto e Erasmo Carlos. Gravei 3 LPs, “Sonia Mello interpreta Roberto Carlos e Erasmo Carlos” e um disco em espanhol. Em seguida gravei um Compacto duplo a pedido da Globo para uma novela e um LP “Sonia Mello, grandes Mulheres, grandes sucessos”.

Quantos discos gravados no total?
São um compacto duplo, vários compactos simples, 6 LPs e 1 em espanhol, “Sonia Mello do Jeito que Eu Sempre Fui” (mas não foi lançado) pela Gravadora Emi. Um compacto simples gravado na Antonal. Os Cds “Sonia Mello de Coração para Coração”, “CD Desejo”, “Sonia Mello Sing Carpenters” que ainda vai ser lançado, assim como o CD Mix.

O CD “Desejo” foi muito elogiado, inclusive com várias indicações ao prêmio Grammy?
Este foi uma obra prima na minha carreira, onde recebeu 7 indicações no Grammy.

Nesse álbum você faz uma homenagem a cantora Maysa?
Comecei minha carreira interpretando Maysa que considero uma das melhores compositoras e intérpretes que o Brasil já teve. Seu filho Jayme Monjardim autorizou com o maior carinho e gravei a música “Canção Sem Título”, com arranjos de Guga Mendonça. Ficou divino.

A música “Desejo” de Luiz Alberto Machado, foi premiada aqui no Japão?
Ela ganhou o FEMI em 2010 ai no Japão, sendo considerada a melhor música entre mais de 600 composições de várias partes do mundo.

Está de volta a carreira artística com o lançamento de um novo álbum?
Sim. Estou lançando o “CD Instantes”, música de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, que dá o nome ao CD. Esse é mais um presente do Roberto Carlos em minha carreira artística. O CD vem com grandes compositores como: Roberto Carlos e Erasmo Carlos, Carlos Colla e Mauricio Duboch, Guilherme Lamounier, Gilson Visi, Paulo Debétio e Paulinho Resende, Paulo Sérgio Valle, José Augusto e Rossini Pinto, Robert Livi, etc…

Escreveu um livro recentemente?
É um desenho animado que vem com um DVD, e um livro de Literatura Infantil. Nesse trabalho fiz minha estréia como roterista/autora e meu fillho JC Rodrigues que é desenhista industrial, ficou com a responsabilidade da criação e ilustração.

Seus trabalhos são sempre direcionados ao público infantil?
Gosto de lidar com as crianças, afinal sou professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Estou cursando 3D Max na PUC para conseguir me aprofundar na área de animação. Também fiz um curso de Designer de Interiores porque gosto muito de decorações.

Como você vê o momento musical atual?
Na minha opinião está pobre demais, com músicas sem nexo e sem qualidade nenhuma. Quando iniciei na carreira musical , as gravadoras só aceitavam pessoas com qualidades vocais e artísticas, bem diferentes do que acontece hoje em dia. Muitos programas atualmente só mostram vulgaridades e eu prefiro ver programações de artes e cultura.

Para encerrar, quer deixar alguma mensagem?
Quero agradecer ao Luiz Alberto Machado pela composição do meu release e a você pelo Carinho e atenção e te parabenizar por seu trabalho tão “Perfeito”.

Abração Sonia Mello

Da Redação by Cleo Oshiro

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Sonia-Mello/498563843500475

 

Flyer Sonia Red

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)