5.4 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/26  9:14
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

China comemora 70º aniversário de fundação do país com desfile militar

A China está celebrando um importante aniversário... o nascimento da República Popular da China. Em 1º de Outubro de 1949, o Partido Comunista unificou o país e pôs fim a anos de luta... primeiro com os japoneses e depois numa guerra civil brutal.

China comemora 70º aniversário de fundação do país com desfile militar

A China está celebrando um importante aniversário… o nascimento da República Popular da China. Em 1º de Outubro de 1949, o Partido Comunista unificou o país e pôs fim a anos de luta… primeiro com os japoneses e depois numa guerra civil brutal.

Agora, 70 anos depois, celebrações massivas tiveram lugar na Praça Tiananmen, em Pequim.

As salvas de tiros de canhão deram ao desfile, mesmo antes do começo, militares fizeram uma marcha em uníssono, numa demonstração de patriotismo. Então, a bandeira nacional foi hasteada.

O Presidente Xi Jinping e os atuais e antigos líderes da China apareceram na mesma varanda onde Mao Tse Tung proclamou a fundação da República Popular da China, há 70 anos.

Xi sublinhou os progressos realizados pelo país sob o regime comunista e olhou para o futuro. Ele disse: “O lugar de nossa grande pátria entre as potências mundiais permanece inabalável. Ninguém será capaz de impedir o progresso do povo chinês”.

O presidente repetiu que a China precisa manter a política de “um país, dois sistemas”. Afirmou que permitirá que Hong Kong e Macau permaneçam prósperos.

Xi consolidou o seu domínio sobre o partido no ano passado, quando o Congresso Nacional do Povo alterou a Constituição para suprimir os limites de mandato e permitir-lhe permanecer no poder indefinidamente.

Após o seu discurso, Xi inspeccionou tropas antes de um dos maiores desfiles militares da história do país.

Cerca de 15.000 militares marcharam por Pequim, com a presença do recém-divulgado “Dongfeng-41”. Esse novo tipo de míssil balístico intercontinental é capaz de chegar a qualquer lugar dos Estados Unidos.

Observadores dizem que as comemorações são projetadas para despertar sentimentos patrióticos e polir a imagem do partido ao enfrentar uma série de desafios, incluindo a desaceleração da economia.