27 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  1:40
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Competição acirrada entre programas de fidelidade no Japão

Culture Convenience Club e Sumitomo Mitsui Financial Group se unem para solidificar presença no mercado.

Tóquio, Japão – 23 de abril de 2024 – A competição está se tornando cada vez mais acirrada entre os programas de fidelidade extremamente populares no Japão. Dois dos maiores players que oferecem sistemas de recompensa baseados em pontos se uniram em uma tentativa de solidificar sua posição no mercado em expansão.

Culture Convenience Club e Sumitomo Mitsui Financial Group oficializaram a fusão na segunda-feira. As empresas combinaram seus programas T Point e V Point, mantendo o nome V Point para o novo sistema.

Culture Convenience Club opera uma cadeia de locadoras de filmes e livrarias. Lançou o T Point em 2003. O programa pioneiro permite que os usuários acumulem pontos quando fazem compras em parceiros comerciais como lojas de conveniência e lojas online. Os usuários podem então resgatar os pontos em substituição ao dinheiro.

Mas o T Point enfrentou uma concorrência cada vez mais acirrada das empresas de telefonia móvel, que lançaram seus próprios programas de fidelidade.

Os usuários do sistema V Point acumulam pontos usando seus cartões de crédito para fazer compras.

Os programas de fidelidade dos clientes são um grande negócio no Japão.

Mais de 110 milhões de pessoas têm contas com o Ponta Point, que é operado pela operadora móvel KDDI e outros. Rakuten Point, operado pelo Grupo Rakuten, e D Point, operado pela NTT Docomo, têm cerca de 100 milhões de usuários registrados cada um. O PayPay Point da SoftBank tem mais de 63 milhões.

Até o final de março, o T Point tinha 128 milhões de contas registradas, e o V Point 26 milhões.

Analistas dizem que a fusão provavelmente irá acelerar a competição por usuários. Eles observam que grandes varejistas, companhias aéreas e operadoras ferroviárias também estão trabalhando em seus próprios programas de fidelidade.