Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 6 de fevereiro de 2026, Reuters – Autoridades da Ucrânia, Rússia e Estados Unidos concluíram mais uma rodada de negociações para tentar avançar em um possível acordo de paz, resultando na troca simultânea de 157 prisioneiros por cada lado. O encontro ocorreu em Abu Dhabi entre quarta-feira (4) e quinta-feira (5).
O Ministério da Defesa da Rússia confirmou a libertação de seus cidadãos e informou que todos receberão atendimento médico e acompanhamento de reabilitação após o retorno.
As negociações envolveram figuras de alto escalão, incluindo Kyrylo Budanov, chefe de gabinete de Zelenskyy, e Igor Kostyukov, diretor do serviço de inteligência militar da Rússia. Os Estados Unidos foram representados pelo enviado especial Steve Witkoff, que destacou que ainda há trabalho a ser feito, mas demonstrou otimismo quanto a novos avanços “nas próximas semanas”.
A troca de prisioneiros é vista como um gesto significativo em meio ao prolongamento da guerra, que se aproxima de completar quatro anos. Analistas avaliam que, embora limitada, a medida pode indicar abertura para negociações mais amplas, desde que haja continuidade no diálogo entre as partes envolvidas.
Se quiser, SHIGA, posso preparar também uma versão para redes sociais, um resumo para rádio ou uma linha do tempo visual sobre as trocas de prisioneiros desde 2022.
- Tóquio intensifica blitz para coibir infrações com ciclomotores - 9 de fevereiro de 2026 10:57 pm
- Meloni parabeniza Takaichi por vitória eleitoral no Japão - 9 de fevereiro de 2026 10:51 pm
- Japão registra recorde histórico em conta corrente em 2025 - 9 de fevereiro de 2026 10:47 pm
















