4.6 C
Kóka
terça-feira, 10 fevereiro, 2026 9:27: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Trump apaga vídeo após críticas por conteúdo racista

Publicação mostrava os Obamas como primatas e gerou reação imediata até entre republicanos

spot_img

Washington, Estados Unidos, 8 de fevereiro de 2026, Associated Press (AP) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apagou um vídeo publicado nas redes sociais após a repercussão negativa causada por um trecho que mostrava o ex-presidente Barack Obama e sua esposa, Michelle Obama, retratados como primatas. A imagem, exibida por cerca de um segundo, foi amplamente criticada como racista.

O vídeo havia sido postado na noite de quinta-feira (6) e fazia parte de uma mensagem em que Trump alegava irregularidades em eleições anteriores.

A publicação provocou reação imediata, inclusive dentro do Partido Republicano. Um parlamentar classificou o conteúdo como “a coisa mais racista” já vista vinda da Casa Branca. A pressão levou à remoção do vídeo cerca de meio dia após sua postagem.

Questionado por jornalistas a bordo do Air Force One, Trump afirmou que só assistiu ao início do vídeo antes de repassá-lo à equipe.
Trump declarou: “Ninguém sabia que aquilo estava no final. Eu também não gostaria, mas não vi.”

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, inicialmente minimizou o caso, dizendo que se tratava de um “meme da internet”. Horas depois, a Casa Branca recuou e afirmou que um funcionário publicou o vídeo por engano.

Publicações recentes de Trump e da Casa Branca têm incluído conteúdos gerados ou manipulados por inteligência artificial, o que, segundo veículos dos EUA e da Europa, tem sido usado como nova ferramenta de propaganda política.

O episódio reacende o debate sobre o uso de tecnologia digital em campanhas, a responsabilidade de autoridades públicas nas redes sociais e os limites éticos da comunicação política.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img