Tóquio, Japão, 18 de fevereiro de 2026, NHK – A primeira‑ministra do Japão, Takaichi Sanae, deve anunciar esta semana, em seu discurso de política geral, um plano para acelerar o envio ao Diet de projetos de lei relacionados ao imposto sobre consumo. A medida busca cumprir uma das principais promessas eleitorais do Partido Liberal Democrata.
Uma sessão extraordinária do Diet será convocada em 19 de fevereiro, a primeira desde a eleição da Câmara Baixa realizada em 8 de fevereiro. Takaichi deve apresentar seu discurso de política geral em 21 de fevereiro.
No campo econômico, a primeira‑ministra pretende afirmar que manterá uma política fiscal “responsável e proativa”, rompendo com o padrão de austeridade excessiva e falta de investimentos de longo prazo. Ela também deve anunciar a criação de um sistema para administrar orçamentos plurianuais em um quadro separado, com o objetivo de reduzir a relação entre dívida pública e PIB.
Para viabilizar a promessa de isenção do imposto sobre alimentos, Takaichi pretende instruir um conselho nacional multipartidário a acelerar discussões sobre cronograma e fontes de financiamento. A meta é concluir um relatório preliminar antes do verão, permitindo que os projetos de lei sejam enviados ao Diet o quanto antes.
No campo diplomático, a primeira‑ministra deve defender uma política externa “responsável”, voltada à criação de paz e prosperidade, além de apresentar um plano para fortalecer a visão de um Indo‑Pacífico livre e aberto.
Ela também deve anunciar a revisão das regras de aquisição de terras por estrangeiros e o avanço de iniciativas para explorar elementos de terras raras no fundo do mar próximo à ilha de Minamitorishima, no extremo leste do Japão.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















