Genebra, Suíça, dezessete de fevereiro de dois mil e vinte e seis, NHK – A Rússia afirmou que a próxima rodada de negociações trilaterais com Ucrânia e Estados Unidos abordará uma gama mais ampla de temas, incluindo questões territoriais. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, comentou o assunto em 16 de fevereiro (16), véspera do encontro de alto nível que ocorrerá em Genebra.
A delegação da Rússia será liderada pelo assessor presidencial Vladimir Medinsky, acompanhado do vice-ministro das Relações Exteriores Mikhail Galuzin e do chefe da inteligência militar Igor Kostyukov.
Do lado ucraniano, são esperados o secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional, Rustem Umerov, e Kyrylo Budanov, chefe de gabinete do presidente Volodymyr Zelenskyy.
As duas rodadas anteriores ocorreram em Abu Dhabi, nos meses de janeiro e fevereiro, quando foram discutidas garantias de segurança para a Ucrânia e a situação na região de Donbas. Moscou insiste que as forças ucranianas devem se retirar da área, que a Rússia reivindica como território anexado.
No dia 14 de fevereiro (14), o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy reuniu-se com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e reforçou a necessidade de que os negociadores obtenham resultados tangíveis na nova rodada de diálogos.
As expectativas para o encontro em Genebra permanecem cautelosas, com analistas destacando que a inclusão de temas territoriais pode tanto abrir espaço para avanços quanto aprofundar divergências entre as partes.
- Miura e Kihara conquistam ouro inédito na patinação em duplas - 17 de fevereiro de 2026 10:04 pm
- Aprovação ao gabinete Takaichi sobe para 65 por cento - 17 de fevereiro de 2026 9:29 pm
- Japão pede à África do Sul permissão para garrafas tradicionais de saquê - 17 de fevereiro de 2026 9:19 pm




















