Niigata, Japão, 9 de fevereiro de 2026, Kyodo News – A Tokyo Electric Power Company (TEPCO) religou o reator No.6 da usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa, na província de Niigata, após uma falha em um alarme interromper o processo de reativação no mês passado. A operação havia sido suspensa por 17 dias.
A empresa informou posteriormente que identificou um erro nas configurações de um dispositivo responsável pelo movimento de uma das hastes de controle. Segundo a operadora, as medidas corretivas necessárias foram implementadas.
O reator foi religado às 14h desta segunda-feira (9). Horas depois, a TEPCO confirmou que a unidade atingiu o estado de criticidade, quando ocorre uma reação nuclear autossustentada.
Antes do início da operação comercial, prevista para 18 de março, o reator passará por uma parada de uma semana no fim de fevereiro para inspeções adicionais. A data representa um atraso de 20 dias em relação ao cronograma original.
O reator No.6 é o primeiro da TEPCO a ser reativado desde o acidente de Fukushima Daiichi, em 2011, causado por um terremoto e tsunami de grandes proporções.
O chefe da usina, Inagaki Takeyuki, afirmou na sexta-feira (6) que a empresa continuará realizando verificações rigorosas caso novos problemas ocorram, reforçando o compromisso com a segurança operacional.
- Tóquio intensifica blitz para coibir infrações com ciclomotores - 9 de fevereiro de 2026 10:57 pm
- Meloni parabeniza Takaichi por vitória eleitoral no Japão - 9 de fevereiro de 2026 10:51 pm
- Japão registra recorde histórico em conta corrente em 2025 - 9 de fevereiro de 2026 10:47 pm
















