4.4 C
Kóka
quinta-feira, 5 fevereiro, 2026 5:52: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Protesto em Milão rejeita envio de agentes do ICE aos Jogos Olímpicos de Inverno

Manifestação reúne centenas contra plano dos EUA de enviar equipe do ICE para atuar na segurança da Olimpíada de Inverno Milano-Cortina

spot_img

Milão, Lombardia, Itália, 2 de fevereiro de 2026, ANSA – Centenas de pessoas participaram de um protesto em Milão contra o plano dos Estados Unidos de enviar funcionários do Immigration and Customs Enforcement (ICE) para atuar na proteção dos atletas norte-americanos durante os Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina. A manifestação ocorreu no sábado (31) e reuniu moradores, ativistas e representantes de movimentos sociais.

Com cartazes e palavras de ordem, os manifestantes criticaram a presença de agentes do ICE, agência associada a operações rigorosas contra imigrantes nos EUA. O prefeito de Milão já havia declarado em um programa de rádio local que os funcionários do órgão “não seriam bem-vindos” na cidade.

A mobilização ocorre em meio a protestos simultâneos no estado de Minnesota, nos EUA, após duas mortes em ações de agentes federais durante uma ofensiva do governo do presidente Donald Trump contra imigrantes sem documentação.

Segundo veículos norte-americanos, o envio de agentes do ICE para eventos internacionais não é inédito. A equipe destacada para a Itália, porém, não estaria envolvida em operações de fiscalização migratória, mas sim em atividades de apoio à segurança da delegação dos EUA.

Autoridades federais norte-americanas reforçaram essa posição em uma publicação nas redes sociais na terça-feira (27), afirmando que “o ICE não realiza operações de fiscalização migratória em países estrangeiros”.

Os organizadores do protesto afirmaram que a presença do ICE, mesmo em funções de segurança, “contraria os valores de acolhimento e liberdade” que desejam ver representados nos Jogos.

Com a proximidade da Olimpíada de Inverno, Milão se prepara para receber milhares de visitantes, enquanto debates sobre segurança, direitos humanos e imigração ganham força no cenário político italiano.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img