Tóquio, Japão, 8 de fevereiro de 2026, NHK – A Agência Meteorológica do Japão informou que o padrão de pressão atmosférica de inverno intensificou a neve principalmente ao longo da costa do Mar do Japão, condição que deve continuar até segunda-feira (9). A previsão indica que áreas planas do lado do Pacífico — incluindo o centro de Tóquio — também poderão registrar acúmulo de neve, algo incomum para a região.
A agência explicou que uma massa de ar frio mais intensa deve avançar sobre o arquipélago, aumentando o volume de neve inclusive em regiões que raramente registram precipitação significativa, como Kanto e Kyushu.
A expectativa é de que o pico da neve ocorra no domingo (8), impulsionado pela chegada de uma massa de ar ainda mais fria. Bandas de nuvens de neve formadas pelo fenômeno conhecido como JPCZ — zona de convergência de ar polar do Mar do Japão — podem provocar aumentos rápidos de acúmulo, especialmente no norte de Kinki e na região de Sanin.
As autoridades pedem cautela principalmente nas áreas voltadas ao Mar do Japão, alertando para impactos no tráfego, risco de avalanches, quedas de energia devido ao peso da neve em cabos e acidentes causados por neve acumulada em telhados.
Com a previsão de continuidade das condições severas, moradores são orientados a evitar deslocamentos desnecessários e acompanhar atualizações meteorológicas ao longo do fim de semana.
- Tóquio intensifica blitz para coibir infrações com ciclomotores - 9 de fevereiro de 2026 10:57 pm
- Meloni parabeniza Takaichi por vitória eleitoral no Japão - 9 de fevereiro de 2026 10:51 pm
- Japão registra recorde histórico em conta corrente em 2025 - 9 de fevereiro de 2026 10:47 pm
















