Tóquio, Japão, 6 de fevereiro de 2026, Kyodo News – As montadoras Mitsubishi Motors e Suzuki Motor divulgaram resultados financeiros referentes ao período de abril a dezembro, revelando quedas significativas no lucro operacional devido a tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos, flutuações cambiais e aumento nos custos de produção.
A empresa informou que suas vendas consolidadas caíram 0,6%, totalizando 1,97 trilhão de ienes (aproximadamente 12 bilhões de dólares). O lucro operacional despencou 69,8%, chegando a 31,6 bilhões de ienes (cerca de 200 milhões de dólares). Segundo a montadora, as tarifas impostas pela administração Trump reduziram o lucro operacional em 37,3 bilhões de ienes, quase 238 milhões de dólares.
A Mitsubishi também atribuiu o desempenho negativo às oscilações cambiais, mas revisou para cima sua previsão de vendas para o ano fiscal que termina em março, estimando receita de 2,9 trilhões de ienes (cerca de 18 bilhões de dólares).
O lucro operacional da Suzuki caiu 10,6%, somando 429,1 bilhões de ienes (aproximadamente 2,7 bilhões de dólares). A empresa destacou que o aumento dos custos de matérias-primas na Índia — seu maior mercado e onde mantém ampla capacidade de produção — pressionou os resultados.
Apesar disso, a receita da Suzuki cresceu 5,4%, alcançando 4,51 trilhões de ienes (quase 29 bilhões de dólares), impulsionada pela redução de impostos sobre bens e serviços na Índia.
Os resultados das duas montadoras refletem os desafios enfrentados pela indústria automotiva japonesa em meio a tensões comerciais, volatilidade econômica global e mudanças estruturais no mercado internacional.
- Tsuetate Onsen cobre rio com 3 mil carpas – koinobori - 28 de março de 2026 8:24 pm
- Ucrânia e Arábia Saudita assinam acordo de defesa - 28 de março de 2026 8:18 pm
- Anunciada mudança no comando militar de Mianmar - 28 de março de 2026 3:23 pm






















