Cidade do Cabo, África do Sul, 17 de fevereiro de 2026, NHK – Autoridades de comércio do Japão estão pressionando o governo sul‑africano para permitir que o saquê seja vendido no país em tamanhos tradicionais usados há gerações no Japão. A discussão ganhou força durante um seminário promovido pela Organização de Comércio Exterior do Japão (JETRO) em Cidade do Cabo em 16 de fevereiro, com a presença de representantes do governo e do setor empresarial.
As autoridades sul‑africanas afirmam que essas unidades tradicionais japonesas poderiam causar confusão entre consumidores locais, que estão habituados a padrões diferentes de rotulagem e volume. No entanto, o interesse pelo saquê cresce no país, impulsionado pela popularidade global da culinária japonesa, o washoku.
Durante o evento, um representante da JETRO explicou que as unidades “sho” e “go” são usadas há mais de um século no Japão, originalmente para medir arroz por peso, e que mantê‑las ajuda a preservar a identidade cultural da bebida.
O representante do Departamento de Agricultura da África do Sul, Billy Makhafola, afirmou que o seminário foi “muito informativo” e destacou a importância cultural do saquê no Japão, desde seu processo de produção até seu papel em celebrações.
A diretora da JETRO em Joanesburgo, Nishiura Rikako, disse que, apesar da forte cultura de vinhos na África do Sul, os participantes demonstraram grande interesse pela singularidade do saquê e pela tradição japonesa associada à bebida.
Produtores de saquê de nove províncias japonesas participaram do evento. Um deles afirmou que deseja promover o saquê entre os jovens sul‑africanos para ampliar o mercado e fortalecer o futuro da bebida no país.
- Miura e Kihara conquistam ouro inédito na patinação em duplas - 17 de fevereiro de 2026 10:04 pm
- Aprovação ao gabinete Takaichi sobe para 65 por cento - 17 de fevereiro de 2026 9:29 pm
- Japão pede à África do Sul permissão para garrafas tradicionais de saquê - 17 de fevereiro de 2026 9:19 pm




















