Washington, Estados Unidos, 3 de fevereiro de 2026, Associated Press (AP) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a Índia concordou em interromper a compra de petróleo bruto da Rússia como parte de um acordo comercial que prevê a redução de tarifas impostas por Washington a produtos indianos. Segundo o anúncio, as tarifas adicionais devem cair de 50% para 18%.
Trump declarou nas redes sociais que o primeiro‑ministro indiano, Narendra Modi, aceitou ampliar as compras de petróleo “dos Estados Unidos e, potencialmente, da Venezuela”. O presidente norte‑americano também afirmou que a Índia se comprometeu a reduzir barreiras tarifárias e não tarifárias para produtos norte‑americanos.
Modi agradeceu publicamente a Trump “em nome de 1,4 bilhão de indianos”, mas não mencionou qualquer compromisso de suspender as importações de petróleo russo. A Índia tem sido o segundo maior comprador de petróleo da Rússia, atrás apenas da China, e não aderiu às sanções ocidentais impostas a Moscou.
Em agosto do ano passado, o governo norte‑americano elevou as tarifas totais sobre produtos indianos para 50%, citando justamente as compras de petróleo e derivados da Rússia. A nova negociação busca reverter parte dessas medidas e fortalecer a cooperação econômica entre os dois países.
A confirmação oficial por parte da Índia ainda é aguardada, e analistas observam que a mudança pode ter impacto significativo no mercado internacional de petróleo, dada a escala das importações indianas.
- Vila olímpica de Milão é apresentada à imprensa - 5 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Crianças no Japão ganham smartphones cada vez mais cedo - 5 de fevereiro de 2026 2:19 am
- JAXA revisará plano de desenvolvimento do foguete Epsilon S - 5 de fevereiro de 2026 2:14 am
















