Tóquio, Japão, 17 de fevereiro de 2026, NHK – Uma associação japonesa manifestou preocupação com o possível uso não autorizado de personagens protegidos por direitos autorais em vídeos criados pelo gerador de vídeos com inteligência artificial da ByteDance. A empresa chinesa, controladora do aplicativo TikTok, apresentou no início deste mês a versão piloto do Seedance 2.0, ferramenta capaz de produzir vídeos em alta definição a partir de comandos de texto.
A Associação de Cultura de Anime e Cinema do Japão divulgou um comunicado em 14 de fevereiro (14), afirmando estar “profundamente preocupada” com a possibilidade de que conteúdos protegidos estejam sendo utilizados sem autorização. Entidades internacionais do setor de entretenimento também emitiram alertas semelhantes sobre o uso indevido de imagens e propriedades intelectuais por modelos de IA da ByteDance.
A unidade japonesa da empresa informou que já bloqueou a geração de imagens que reproduzam pessoas reais. Afirmou ainda estar ciente das preocupações e trabalhando para resolver os problemas antes do lançamento da versão final do gerador de vídeos.
O debate sobre uso indevido de material protegido por IA ganhou força no ano passado, quando uma empresa dos Estados Unidos lançou um modelo semelhante que também gerou controvérsia. Especialistas afirmam que a discussão deve se intensificar à medida que ferramentas de criação audiovisual se tornam mais acessíveis e sofisticadas.
- Miura e Kihara conquistam ouro inédito na patinação em duplas - 17 de fevereiro de 2026 10:04 pm
- Aprovação ao gabinete Takaichi sobe para 65 por cento - 17 de fevereiro de 2026 9:29 pm
- Japão pede à África do Sul permissão para garrafas tradicionais de saquê - 17 de fevereiro de 2026 9:19 pm




















