3.7 C
Kóka
quarta-feira, 11 fevereiro, 2026 12:35: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dólar recua após relato de restrições chinesas a títulos dos EUA

Moeda americana cai frente ao iene em meio a incertezas sobre mercado de trabalho e política chinesa

spot_img

Tóquio, Japão, 10 de fevereiro de 2026, Kyodo News – O dólar recuou para a faixa inferior de 155 ienes nesta terça-feira (10) em Tóquio, após relatos de que autoridades chinesas teriam orientado instituições financeiras do país a reduzir compras de títulos do Tesouro dos Estados Unidos. A notícia aumentou a pressão sobre a moeda americana, já fragilizada por preocupações com o mercado de trabalho dos EUA.

O movimento de queda começou na véspera, em Nova York, após reportagem indicando que reguladores chineses pediram aos bancos que limitassem novas aquisições de Treasuries.

A informação desencadeou vendas do dólar e fortalecimento do iene, em um momento de elevada sensibilidade dos investidores às decisões econômicas de Pequim e às incertezas sobre a política fiscal e monetária dos Estados Unidos.

Além disso, declarações de um assessor econômico da Casa Branca contribuíram para o clima de cautela. Ele afirmou que os próximos indicadores de emprego podem mostrar números mais fracos do que o habitual, mas que isso não deveria ser motivo de alarme.

“Não se deve entrar em pânico se surgir uma sequência de números mais baixos do que o normal”, disse o diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett.

Fontes do mercado afirmam que é improvável que bancos chineses vendam em massa títulos americanos, mas reconhecem que investidores estão especialmente atentos devido às incertezas envolvendo a administração do presidente Donald Trump.

A combinação de tensões geopolíticas, sinais mistos da economia dos EUA e possíveis ajustes na estratégia chinesa de reservas internacionais mantém o mercado cambial volátil, com tendência de fortalecimento do iene diante de qualquer sinal de instabilidade.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img