Tóquio, Japão, 10 de fevereiro de 2026, Kyodo News – O dólar recuou para a faixa inferior de 155 ienes nesta terça-feira (10) em Tóquio, após relatos de que autoridades chinesas teriam orientado instituições financeiras do país a reduzir compras de títulos do Tesouro dos Estados Unidos. A notícia aumentou a pressão sobre a moeda americana, já fragilizada por preocupações com o mercado de trabalho dos EUA.
A informação desencadeou vendas do dólar e fortalecimento do iene, em um momento de elevada sensibilidade dos investidores às decisões econômicas de Pequim e às incertezas sobre a política fiscal e monetária dos Estados Unidos.
Além disso, declarações de um assessor econômico da Casa Branca contribuíram para o clima de cautela. Ele afirmou que os próximos indicadores de emprego podem mostrar números mais fracos do que o habitual, mas que isso não deveria ser motivo de alarme.
Fontes do mercado afirmam que é improvável que bancos chineses vendam em massa títulos americanos, mas reconhecem que investidores estão especialmente atentos devido às incertezas envolvendo a administração do presidente Donald Trump.
A combinação de tensões geopolíticas, sinais mistos da economia dos EUA e possíveis ajustes na estratégia chinesa de reservas internacionais mantém o mercado cambial volátil, com tendência de fortalecimento do iene diante de qualquer sinal de instabilidade.
- Murase conquista ouro no snowboard big air nos jogos olímpicos de inverno de Milão-Cortina - 10 de fevereiro de 2026 10:45 pm
- Sony encerrará envios de gravadores Blu-ray no Japão - 10 de fevereiro de 2026 10:41 pm
- Japão deve aderir à iniciativa da OTAN de apoio à Ucrânia - 10 de fevereiro de 2026 10:31 pm
















