Tóquio, Japão, 5 de fevereiro de 2026, NHK – Uma pesquisa anual realizada por um instituto privado no Japão revelou que a maioria dos estudantes do quinto e sexto ano do ensino fundamental já possui um smartphone. O levantamento também aponta que as crianças estão recebendo seus primeiros aparelhos em idades cada vez menores, especialmente as meninas, cuja média caiu para menos de 10 anos pela primeira vez.
Os resultados indicam uma tendência contínua de redução na idade do primeiro aparelho. No último ano, a média entre meninas foi de 9,9 anos, uma queda de 0,7 ano em comparação com cinco anos atrás. Entre os meninos, a média foi de 10,4 anos, também com redução de 0,7 ano no mesmo período.
Segundo o instituto responsável pela pesquisa, a familiaridade crescente das crianças com a internet — impulsionada pela distribuição de tablets nas escolas — contribui para o desejo de possuir um smartphone próprio mais cedo. Além disso, a popularização do uso de celulares entre colegas reforça essa demanda.
A pesquisa reacende o debate sobre o equilíbrio entre conectividade, segurança digital e desenvolvimento infantil, especialmente em um país onde a tecnologia está profundamente integrada ao cotidiano escolar e familiar.
- Vila olímpica de Milão é apresentada à imprensa - 5 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Crianças no Japão ganham smartphones cada vez mais cedo - 5 de fevereiro de 2026 2:19 am
- JAXA revisará plano de desenvolvimento do foguete Epsilon S - 5 de fevereiro de 2026 2:14 am
















