Nuuk, Groenlândia, 8 de fevereiro de 2026, Agence France-Presse (AFP) – O Canadá e a França inauguraram novos consulados na Groenlândia, ampliando sua presença diplomática no Ártico em um momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a demonstrar interesse em adquirir o território administrado pela Dinamarca.
Durante o evento, Anand destacou a importância da cooperação regional e o compromisso com a segurança no Ártico, além do apoio ao aliado da OTAN.
O governo canadense havia anunciado planos para abrir o consulado em 2024, antes das recentes declarações de Trump sobre assumir o controle do território. Canadá e Dinamarca compartilham uma fronteira marítima de aproximadamente 3 mil quilômetros.
Em discurso feito no início da semana, Simon ressaltou a importância da cooperação histórica entre os países e o respeito à autonomia local.
A França também inaugurou seu consulado na sexta-feira (6), marcando o primeiro posto diplomático do tipo aberto por um país da União Europeia na Groenlândia. A iniciativa reforça o interesse crescente de governos ocidentais pela região, estratégica tanto para segurança quanto para rotas marítimas e recursos naturais.
As aberturas simultâneas ocorrem em meio ao aumento da atenção internacional sobre o Ártico, impulsionada por mudanças climáticas, disputas territoriais e a crescente militarização da região.
- Tóquio intensifica blitz para coibir infrações com ciclomotores - 9 de fevereiro de 2026 10:57 pm
- Meloni parabeniza Takaichi por vitória eleitoral no Japão - 9 de fevereiro de 2026 10:51 pm
- Japão registra recorde histórico em conta corrente em 2025 - 9 de fevereiro de 2026 10:47 pm
















