-2.4 C
Kóka
segunda-feira, 5 janeiro, 2026 12:13: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Trump detalha plano dos EUA para administrar Venezuela

Presidente afirma que não teme enviar tropas e que designará pessoas para governar o país.

spot_img

Palm Beach, Flórida, Estados Unidos, 4 de janeiro de 2026 – Associated Press (AP) – Em uma coletiva de imprensa realizada nesta madrugada, o presidente norte-americano Donald Trump foi questionado diretamente sobre como os Estados Unidos pretendem administrar a Venezuela após a captura de Nicolás Maduro. Suas respostas apontaram para uma intervenção direta e prolongada.

Questionado se a administração norte-americana significaria a presença de tropas no solo venezuelano, Trump foi enfático. “Nós não temos medo de botas no chão”, declarou o presidente, revelando que o exército dos EUA já teve “botas no chão na noite passada, em um nível muito alto”.

“Nós vamos garantir que aquele país seja administrado corretamente”, afirmou Trump, deixando clara a intenção de supervisão direta sobre os rumos da nação vizinha.

Os detalhes sobre o mecanismo de governo, no entanto, permanecem em definição. Perguntado sobre qual estrutura exata seria usada para administrar a Venezuela, Trump respondeu que “estamos designando pessoas neste momento” e que “vamos informar a vocês quem são essas pessoas”.

A pergunta crucial sobre quem comandaria o país interino recebeu uma resposta teatral e direta. Ao ser indagado, Trump gesticulou com a mão em sua direção e na do Secretário de Estado, Marco Rubio, que estava atrás dele no palco.

“Vai ser, em grande parte, por um período de tempo, as pessoas que estão bem atrás de mim”, disse Trump, indicando que ele próprio e seu principal diplomata terão um papel central no processo.

As declarações solidificam a expectativa de que os Estados Unidos liderarão um governo de transição na Venezuela, com uma presença militar e administrativa significativa. A comunidade internacional agora aguarda os nomes dos designados e os prazos anunciados para essa intervenção sem precedentes.

 

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceBBC

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img