-2.9 C
Kóka
terça-feira, 13 janeiro, 2026 2:22: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Trump afirma que EUA controlam a Venezuela e seu petróleo

Presidente americano exige "acesso total" aos recursos para reconstrução e ameaça novos ataques contra o chavismo

spot_img

Washington, D.C., Estados Unidos. 5 de janeiro de 2026. Associated Press (AP) – O presidente Donald Trump afirmou que os Estados Unidos necessitam de “acesso total” ao petróleo e a outros recursos da Venezuela para reconstruir a nação sul-americana, declarando categoricamente que Washington está no controle do país. O pronunciamento ocorreu a bordo do Air Force One no domingo (4), apenas um dia após a operação militar que resultou na captura de Nicolás Maduro.

Maduro já se encontra em solo americano e deve comparecer a um tribunal federal de distrito em Nova York nesta segunda-feira (5), onde enfrentará acusações graves que incluem narcotráfico. Questionado por jornalistas sobre quem estaria governando a Venezuela neste momento, Trump foi direto ao afirmar que os EUA assumiram essa responsabilidade. O presidente reforçou seu plano de “consertar o petróleo e o país” antes que qualquer processo eleitoral seja organizado.

“Nós estamos no comando. Precisamos de acesso total ao petróleo e a outras coisas para consertar o país.”

Para garantir que seus objetivos sejam alcançados, Trump emitiu alertas severos à liderança remanescente em Caracas. Ele advertiu que Delcy Rodríguez, que assumiu a presidência interina pelo movimento chavista, poderá enfrentar uma situação ainda pior que a de Maduro caso não colabore. O presidente mencionou explicitamente a possibilidade de uma segunda onda de ataques militares se os novos líderes locais “não se comportarem”.

“Se eles não se comportarem, realizaremos um segundo ataque. Delcy Rodríguez enfrentará algo provavelmente pior que Maduro.”

A retórica agressiva de Trump também atingiu outros países da região. Ele criticou duramente o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, acusando-o de ser “um homem doente que gosta de produzir cocaína e vendê-la aos Estados Unidos”. Sobre a possibilidade de uma operação militar em território colombiano, Trump afirmou que a ideia “soa bem”. O México também foi alvo de ataques verbais por não conter o fluxo de drogas, com o presidente sugerindo a adoção de medidas drásticas contra o governo mexicano em breve.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img