Houston, Texas, Estados Unidos, 10 janeiro de 2026, Associated Press – A NASA anunciou que os quatro integrantes da atual missão a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) retornarão à Terra antes do previsto devido a um problema médico envolvendo um dos astronautas. A agência informou que a condição, inicialmente considerada séria, está estabilizada, mas requer avaliação e tratamento completos em solo.
Por motivos de privacidade, a identidade do astronauta não foi divulgada, assim como detalhes específicos sobre o quadro clínico. Segundo autoridades da NASA, a situação teria sido desencadeada pelos efeitos da microgravidade, que podem impactar diferentes sistemas do corpo humano durante missões prolongadas.
A missão, iniciada em agosto do ano passado, estava originalmente programada para ser concluída apenas em meados de fevereiro (15) ou posteriormente. Com a mudança, três tripulantes — um astronauta norte-americano e dois cosmonautas russos — permanecerão na ISS para dar continuidade às operações científicas e de manutenção.
Este será o primeiro retorno antecipado por motivo médico em toda a história de 25 anos de ocupação contínua da estação espacial, marco que destaca a complexidade e os riscos inerentes às missões de longa duração.
Entre os quatro membros da tripulação está o astronauta japonês Yui Kimiya. A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão informou que ele não apresenta qualquer problema de saúde.
A NASA reforçou que, apesar do retorno antecipado, não há risco imediato para a tripulação e que a decisão foi tomada por precaução, seguindo protocolos de segurança estabelecidos para situações médicas em ambiente orbital.
- ‘Conselho Nacional’ do Japão realiza primeira reunião - 27 de fevereiro de 2026 4:28 am
- Número de mortos sobe para 48 após temporais em Minas Gerais - 27 de fevereiro de 2026 12:31 am
- Bangkok testa táxis aquáticos elétricos em seus canais - 27 de fevereiro de 2026 12:20 am


















