-0.3 C
Kóka
segunda-feira, 5 janeiro, 2026 11:44: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Rússia condena ataques dos EUA à Venezuela

Moscou classifica ações militares como "extremamente preocupantes" e defende diálogo.

spot_img

Moscou, Rússia, 4 de janeiro de 2026, Japan Standard Time, TASS – O Ministério das Relações Exteriores da Rússia classificou os ataques dos Estados Unidos contra a Venezuela como “extremamente preocupantes e merecedores de condenação”. A declaração oficial foi divulgada neste sábado (3), em resposta ao anúncio do presidente norte-americano, Donald Trump, sobre uma “operação de grande escala bem-sucedida” contra o país sul-americano.

O posicionamento russo enfatiza a necessidade urgente de evitar uma escalada ainda maior da crise. A nota ministerial defende que o foco deve ser a busca de uma resolução por meio do diálogo e da diplomacia, oferecendo a disposição da Rússia para auxiliar nesses esforços.

“É particularmente importante prevenir qualquer escalada adicional e concentrar-se em buscar uma resolução através do diálogo”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

A declaração expressa solidariedade ao povo venezuelano e reafirma um princípio central da política externa russa: a defesa da soberania nacional contra intervenções estrangeiras. O texto afirma que “à Venezuela deve ser garantido o direito de determinar seu próprio futuro sem interferências externas destrutivas, particularmente de natureza militar”.

“Venezuela deve ser garantido o direito de determinar seu próprio futuro sem interferências externas destrutivas, particularmente de natureza militar”, destacou o ministério.

A Rússia mantém relações amistosas e uma parceria estratégica com o governo de Nicolás Maduro. Em dezembro, o presidente russo Vladimir Putin manteve conversas telefônicas com Maduro, reafirmando seu apoio às políticas da administração venezuelana. A forte condenação aos ataques norte-americanos reforça o alinhamento de Moscou com Caracas e posiciona a Rússia como um ator central em qualquer negociação ou mediação internacional sobre o futuro da crise venezuelana, contrastando diretamente com a abordagem militar adotada pelos Estados Unidos.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img