Tóquio, Prefeitura de Tóquio, Japão, 2 de janeiro de 2026, NHK – A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu um alerta para fortes nevascas que devem atingir áreas montanhosas do leste e oeste do país até sábado (3). A combinação de uma massa de ar frio intensa e um padrão típico de pressão atmosférica de inverno está provocando o aumento da neve principalmente ao longo da costa do Mar do Japão, de acordo com meteorologistas.
Acumulados já impressionam em algumas regiões. Às 5h da manhã desta sexta-feira (2), a área de Sukayu, na província de Aomori, registrava 2,66 metros de neve, enquanto o distrito de Hijiori, na vila de Okura, em Yamagata, acumulava 1,38 metro.
A JMA alerta que as regiões de Kinki e Chugoku podem ser afetadas por uma zona de convergência de ar polar do Mar do Japão (JPCZ), fenômeno que costuma gerar nevascas localizadas e intensas.
Para as próximas 24 horas, até a manhã de sábado (3), a previsão indica:
- Até 70 cm de neve em áreas montanhosas de Niigata;
- Até 60 cm nas regiões de Hokuriku e Kinki;
- Até 50 cm na região de Chugoku;
- Até 40 cm em Kanto-Koshin;
- Até 20 cm na região de Shikoku.
Mesmo áreas planas do sul de Kanto, incluindo os 23 bairros centrais de Tóquio, podem registrar leve acúmulo de neve até sábado (3), segundo meteorologistas.
As autoridades alertam que o acúmulo de neve e o gelo nas estradas podem causar interrupções no tráfego, além de riscos de avalanches, quedas de energia e ventos fortes, incluindo possíveis tornados.
A previsão indica que o padrão de inverno continuará influenciando o clima no início do fim de semana, com possibilidade de novas atualizações de alerta conforme o avanço da massa de ar frio.
- Silêncio e incerteza tomam conta das ruas de Caracas - 5 de janeiro de 2026 1:06 am
- EUA dizem que assumirão Venezuela, mas cenário é instável - 4 de janeiro de 2026 11:58 pm
- Kim inspeciona fábrica e pede expansão de produção militar - 4 de janeiro de 2026 10:54 pm
















