-4 C
Kóka
terça-feira, 13 janeiro, 2026 8:58: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Melissinha: O calçado que marcou época

Sandália lançada nos anos 80 conquistou meninas em todo o Brasil com design lúdico e aroma inconfundível

spot_img

Konan, província de Shiga, Japão, 13 de janeiro de 2026 – Elisabere Panssonatto Breternitz (*) – Se você foi mãe de uma menina no final na década de 1970, como eu fui, com certeza guarda no coração e no olfato a memória afetiva mais doce daquela época: o cheirinho inconfundível de chiclete que exalava das caixas das sandálias Melissinha!

Falar da Melissinha é abrir um baú de recordações coloridas e nostalgia.
​Lançada pela Grendene em 1984, essa sandália de plástico não era apenas um calçado; era o passaporte para um mundo de magia.
Quem não se lembra do brilho nos olhos das pequenas ao verem os comerciais na TV?
O sucesso era tanto que dez em cada dez garotas sonhavam com o seu par. E não era para menos!
A Melissinha vinha sempre com um “plus” que fazia a alegria da criançada: as famosas pochetezinhas, os reloginhos coloridos ou aqueles estojos encantadores.
​A marca dominou os anos 80 com criatividade. Em 1986, foram 13 milhões de pares vendidos, transformando as ruas em um verdadeiro desfile de moda infantil.
​Mais do que um calçado, a Melissinha foi um símbolo que uniu gerações através do design e do lúdico.
Relembrar esses tempos é celebrar uma infância vibrante, cheia de acessórios divertidos e aquele plástico brilhante que, até hoje, nos faz viajar no tempo com um sorriso no rosto.

(*) Elisabete Panssonatto Breternitz, Especialista em Língua Inglesa pela UNESP, é professora e membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí – AFLAJ. betenitz@gmail.com

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img