Brasília, Distrito Federal, Brasil, 4 de janeiro de 2026 – X– O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou suas redes sociais nesta sexta-feira (3) para emitir uma forte condenação à intervenção militar norte-americana na Venezuela, que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro. A declaração enfatiza a defesa da soberania nacional e alerta sobre perigosos precedentes internacionais.
Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional.
Atacar países, em…
— Lula (@LulaOficial) January 3, 2026
A mensagem de Lula continuou alertando sobre as consequências de longo prazo de tal ação. “Atacar países, em flagrante desrespeito ao direito internacional, abre um caminho sombrio onde a força bruta substitui o diálogo e a diplomacia”, completou em sua thread.
A postura pública do presidente reforça o alinhamento tradicional de sua política externa com os princípios de não-intervenção e autodeterminação dos povos. A reação imediata e pelo canal das redes sociais demonstra a prioridade que o governo brasileiro atribui ao caso.
A declaração deve ressoar entre outros líderes da região que também se opõem à intervenção militar estrangeira, potencialmente isolando ainda mais os Estados Unidos no cenário diplomático latino-americano. O Itamaraty é esperado para emitir uma nota formal aprofundando a posição brasileira nas próximas horas.
- Silêncio e incerteza tomam conta das ruas de Caracas - 5 de janeiro de 2026 1:06 am
- EUA dizem que assumirão Venezuela, mas cenário é instável - 4 de janeiro de 2026 11:58 pm
- Kim inspeciona fábrica e pede expansão de produção militar - 4 de janeiro de 2026 10:54 pm
















