Tóquio, Japão. 4 de janeiro de 2026. NHK – As estações de trem e aeroportos de todo o Japão apresentam grande movimentação de viajantes que retornam às suas cidades de residência após o encerramento das festas de fim de ano e início de 2026. O fluxo intenso marca o fim de um dos períodos de descanso mais importantes do calendário japonês, resultando em lotação máxima em diversos modais de transporte.
De acordo com as empresas do grupo Japan Railway (JR), o pico de congestionamento nos trens-bala Shinkansen em direção a Tóquio foi registrado no sábado (3). Naquela tarde, os assentos reservados para as linhas Tokaido, Joetsu, Hokuriku, Tohoku, Akita e Yamagata estavam quase completamente esgotados. Em alguns trens expressos da linha Joetsu Shinkansen, a ocupação dos vagões sem reserva chegou a atingir 100% acima da capacidade nominal permitida.
“As operadoras ferroviárias alertam que o grande volume de passageiros e o congestionamento nas plataformas devem persistir durante todo este domingo (4).”
No setor aéreo, as companhias informaram que os voos domésticos com destino ao Aeroporto de Haneda, em Tóquio, além de conexões para Osaka e outras grandes metrópoles, estão praticamente lotados neste domingo (4). O setor internacional também observa uma corrida de passageiros retornando do exterior. Contudo, as autoridades alertam para possíveis atrasos.
“Voos operando de e para a costa do Mar do Japão podem sofrer alterações devido aos fortes ventos e à neve, sendo essencial consultar as informações atualizadas das companhias.”
O reflexo do fim do feriado também é sentido nas rodovias. O congestionamento nas estradas expressas atingiu o ápice em ambas as direções no sábado (3), e a expectativa é que engarrafamentos significativos continuem ocorrendo em trechos estratégicos das principais rodovias do país ao longo de todo este domingo (4).
- Silêncio e incerteza tomam conta das ruas de Caracas - 5 de janeiro de 2026 1:06 am
- EUA dizem que assumirão Venezuela, mas cenário é instável - 4 de janeiro de 2026 11:58 pm
- Kim inspeciona fábrica e pede expansão de produção militar - 4 de janeiro de 2026 10:54 pm
















