Jerusalém, Israel, 12 janeiro de 2026, Kyodo News – O ministro das Relações Exteriores do Japão, Motegi Toshimitsu, visitou Israel e se reuniu com seu homólogo israelense, Gideon Sa’ar, defendendo a implementação constante do plano de paz para a Faixa de Gaza liderado pelos Estados Unidos. Motegi também prometeu que o Japão terá um papel ativo na recuperação e reconstrução do território palestino.
Na abertura do encontro em Jerusalém, realizado no domingo (12), Motegi afirmou que, para melhorar a situação entre Israel e os palestinos, é fundamental aplicar de forma consistente o plano de paz. Ele ressaltou que as duas partes devem adotar ações concretas para reduzir a desconfiança mútua que se arrasta há muitos anos, a fim de aliviar as tensões regionais e avançar rumo à paz.
O chanceler japonês destacou que Tóquio está disposta a exercer um papel proativo na recuperação inicial e na reconstrução de Gaza, sinalizando apoio político e econômico ao processo. Ele enfatizou que a estabilidade duradoura na região depende tanto da segurança de Israel quanto da melhoria concreta das condições de vida dos palestinos.
Durante a reunião, Motegi afirmou a Sa’ar que as atividades de assentamento de Israel na Cisjordânia violam o direito internacional e expressou preocupação com o aumento da violência de colonos, que, segundo ele, pode desestabilizar ainda mais a situação. O ministro japonês pediu que Israel interrompa imediatamente quaisquer ações unilaterais que contrariem a solução de dois Estados.
Mais tarde, o chanceler japonês se encontrou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no primeiro encontro presencial entre um alto dirigente japonês e o líder israelense desde a visita do então primeiro-ministro Abe Shinzo em 2018. Motegi voltou a defender a plena implementação do plano de paz para Gaza e manifestou séria preocupação com a expansão dos assentamentos israelenses, enquanto Netanyahu expôs a posição de seu governo.
- Governador e prefeito de Osaka renunciam para impulsionar plano metropolitano - 14 de janeiro de 2026 6:15 am
- Incêndio avança em Yamanashi e já destrói mais de 160 hectares - 14 de janeiro de 2026 6:12 am
- Universidade Waseda cancela matrícula de alunos por fraude no TOEIC - 14 de janeiro de 2026 6:07 am
















