6.5 C
Kóka
sexta-feira, 19 dezembro, 2025 8:48: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

UE concede empréstimo bilionário à Ucrânia

Líderes europeus aprovam pacote de 90 bilhões de euros sem uso de ativos russos congelados.

spot_img

Bruxelas, Bélgica, 19 de dezembro de 2025, Agence France-Presse (AFP) – Os líderes da União Europeia (UE) decidiram conceder à Ucrânia um empréstimo sem juros de 90 bilhões de euros, destinado a apoiar os esforços de defesa contra a Rússia nos próximos dois anos.

A decisão foi tomada durante a cúpula realizada entre quinta-feira (18) e sexta-feira (19) na capital belga.

Inicialmente, os líderes discutiram a possibilidade de utilizar os ativos russos congelados para financiar o pacote. No entanto, a proposta foi rejeitada pela Bélgica, que alertou para o risco de futuras demandas de compensação por parte de Moscou, já que grande parte desses ativos está sob custódia de uma câmara de compensação financeira sediada no país.

“As decisões de hoje darão à Ucrânia os meios necessários para se defender e apoiar seu povo”, declarou o presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa.

O acordo também prevê que Hungria, Eslováquia e República Tcheca não assumam obrigações financeiras relacionadas ao empréstimo, refletindo a resistência desses países em ampliar o apoio a Kiev.

A medida surge em um momento crítico, já que a Ucrânia pode enfrentar falta de recursos já no primeiro semestre de 2026, enquanto os ataques russos continuam em diversas regiões.

“O empréstimo reforça a solidariedade europeia, mesmo diante das divergências internas sobre o financiamento”, avaliou um diplomata europeu.

Com o novo pacote, a União Europeia busca garantir estabilidade financeira para Kiev e fortalecer sua capacidade de resistência diante da prolongada guerra contra a Rússia.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img