Tradição e cuidado marcam preparo de mochi no Ano Novo

Confeitaria secular em Yamanashi acelera produção do bolinho de arroz para as festas de fim de ano.

0

Kofu, Yamanashi, Japão. 31 de dezembro de 2025. Agência Kyodo News – Em uma confeitaria tradicional da cidade de Kofu, o ritmo é de muita atividade. Trabalhadores estão imersos na produção artesanal de mochi, o bolinho de arroz glutinoso que é um elemento central das celebrações de Ano Novo no Japão. A loja, que está no mesmo local há 104 anos, interrompe temporariamente a venda de doces habituais para se dedicar totalmente a essa tradição sazonal.

A produção para este ano começou no último sábado (27) e atinge seu pico agora, na véspera do Réveillon. Em um único dia, até 700 quilos de arroz glutinoso são transformados em mochi. Nesta terça-feira (30), o trabalho na fábrica anexa à loja começou por volta da 1h30 da madrugada. O processo meticuloso envolve cozinhar o arroz no vapor, socá-lo até atingir a consistência característica e, finalmente, habilidosos artesãos darem forma e cortarem a massa manualmente.

“Quero que as pessoas aproveitem o *mochi* em suas reuniões familiares”, compartilhou Kentaro Ishizaka, proprietário da quarta geração do negócio. Para ele, mais que um alimento, o bolinho representa um momento de união e auspício para o ano que começa.

Este ano, no entanto, a tradição vem com um custo maior. O preço do arroz glutinoso subiu cerca de 1,5 vezes em relação ao ano passado, reflexo do aumento generalizado nos preços do arroz no país. A loja foi obrigada a repassar parte desse aumento, elevando o preço de venda do mochi em aproximadamente 20%.

Apesar do ajuste, a demanda permanece forte. Logo cedo, clientes já compareciam ao estabelecimento para retirar suas encomendas. “Quero ganhar força comendo mochi e passar o próximo ano com a crença de que saúde é riqueza”, disse um cliente após garantir sua compra.

Junto com a tradição, vem um alerta importante de saúde. A Agência de Assuntos do Consumidor do Japão faz um apelo anual por cautela, já que os feriados de Ano Novo tradicionalmente registram um aumento nos casos de engasgo com *mochi*, que tem uma textura pegajosa.

As autoridades recomendam que o mochi seja cortado em pedaços pequenos, especialmente quando servido para idosos, e que seja mastigado completamente antes de engolido. O cuidado busca garantir que a celebração do ano novo, um momento de renovação e esperança, ocorra com segurança para todas as famílias.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.