Seul, Coreia do Sul, 4 de dezembro de 2025, Yonhap News – O presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, reafirmou sua intenção de fortalecer os laços com o Japão e se mostrou disposto a desempenhar um papel de mediação para reduzir as tensões entre Tóquio e Pequim.
Em entrevista coletiva realizada no dia (3), Lee destacou que, apesar das divergências, é possível avançar gradualmente em questões bilaterais e construir uma parceria voltada para o futuro.
O presidente citou episódios recentes, como o cancelamento do plano japonês de abastecimento de aeronaves da Força Aérea sul-coreana em Okinawa e a suspensão da participação de uma banda militar da Coreia do Sul em evento do Ministério da Defesa do Japão.
Lee também comentou sobre o cenário regional, observando que, assim como Estados Unidos e China conseguem cooperar em alguns pontos mesmo em meio a confrontos, Japão e Coreia do Sul também podem encontrar áreas de entendimento.
A respeito das declarações da primeira-ministra japonesa Takaichi Sanae sobre Taiwan, Lee alertou que tomar partido poderia apenas intensificar o conflito.
O posicionamento do presidente sul-coreano reforça a estratégia de Seul de se colocar como ator relevante na estabilidade regional, buscando equilibrar relações com Japão e China em meio a um cenário de crescente tensão no Leste Asiático.
- China mira radar em caças japoneses; Tóquio protesta - 7 de dezembro de 2025 6:24 am
- Japão denuncia ataque com lasers de caças chineses - 7 de dezembro de 2025 3:23 am
- OMS pede união global contra futuras pandemias - 7 de dezembro de 2025 2:02 am
















