Nova York, Estados Unidos, 6 de dezembro de 2025, Reuters – O jornal norte-americano The New York Times entrou com uma ação judicial contra a startup de inteligência artificial Perplexity, acusando a empresa de violar seus direitos autorais ao utilizar conteúdo sem autorização em seu mecanismo de busca baseado em IA.
A ação foi protocolada em um tribunal federal de Nova York na sexta-feira (5). O jornal afirma que o serviço da Perplexity não apenas reproduziu material protegido sem permissão, como também teria resumido informações de forma incorreta e enganosa, atribuindo respostas ao NYT de maneira indevida.
O New York Times exige que a empresa interrompa imediatamente o uso de seus materiais e solicita indenização por danos.
A Perplexity, sediada na Califórnia, oferece um mecanismo de busca que responde a perguntas dos usuários com resumos de informações recentes, utilizando técnicas de geração de texto por inteligência artificial. Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre o processo.
Outros veículos também já moveram ações semelhantes contra a startup, incluindo editoras japonesas e o grupo proprietário do The Wall Street Journal.
Apesar das disputas legais, a Perplexity mantém parcerias com CNN, The Washington Post e outros veículos, com acordos de compartilhamento de receita baseados em citações e fatores relacionados às buscas.
O processo reforça o debate global sobre o uso de conteúdo jornalístico por sistemas de inteligência artificial e os limites legais da tecnologia em relação à propriedade intelectual.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















