Tóquio, Japão, 27 de dezembro de 2025, NHK – A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão informou que o segundo estágio do oitavo foguete H3 e o satélite que ele transportava provavelmente reentraram na atmosfera terrestre cerca de quatro horas após o lançamento fracassado. A avaliação foi apresentada durante uma reunião de especialistas do Ministério da Ciência e Tecnologia.
O foguete transportava o satélite Michibiki No.5, parte do sistema japonês de posicionamento global. Ele decolou do Centro Espacial de Tanegashima, na província de Kagoshima, na segunda-feira (22), mas não conseguiu colocar o satélite na órbita planejada devido a uma falha na segunda ignição do motor do estágio superior.
Segundo a agência, a maior parte da estrutura do foguete e do satélite deve ter queimado durante a reentrada. No entanto, alguns componentes podem não ter sido totalmente destruídos e provavelmente caíram no oceano.
A JAXA continua analisando dados de voo e telemetria enviados pelo foguete antes da perda de controle. A investigação busca determinar a causa exata da falha, que interrompeu a missão e resultou na perda do satélite.
O H3 é o principal foguete de nova geração do Japão e foi desenvolvido para substituir o H-IIA. A falha representa um revés significativo para o programa espacial japonês, que busca ampliar sua competitividade internacional.
- Quase 3.600 alimentos terão aumento de preço no Japão - 26 de dezembro de 2025 9:43 pm
- Toyota prevê produzir mais de 10 milhões de veículos em 2026 - 26 de dezembro de 2025 9:36 pm
- Promotoria pede 10 anos de prisão para ex-presidente Yoon - 26 de dezembro de 2025 9:22 pm
















