Tóquio, Japão, 19 de dezembro de 2025, Kyodo News – A primeira-ministra do Japão, Takaichi Sanae, reuniu-se pela primeira vez com os líderes de cinco países da Ásia Central em uma cúpula realizada em Tóquio entre sexta-feira (19) e sábado (20). O encontro busca ampliar a cooperação em uma região considerada estratégica tanto do ponto de vista geopolítico quanto econômico.
Participaram da reunião os chefes de Estado de Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Tajiquistão e Turcomenistão.
Na noite de sexta-feira (19), Takaichi ofereceu um banquete oficial. No sábado (20), os líderes se reunirão em fórum para debater temas como a construção de infraestrutura no chamado “Corredor do Meio”, rota logística que conecta a Ásia à Europa, passando pela Ásia Central. Também está na pauta a disseminação de tecnologias de descarbonização.
Na quinta-feira (18), Takaichi já havia se reunido separadamente com o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, e planeja encontros individuais com os demais líderes.
A região, historicamente sob influência da Rússia, vem recebendo crescente atenção internacional. A China tem ampliado sua presença econômica, enquanto países ocidentais também buscam estreitar laços. A União Europeia realizou sua primeira cúpula com líderes da Ásia Central em abril, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou os cinco líderes para a Casa Branca em novembro.
Com vastas reservas de energia e minerais, a Ásia Central se consolida como peça-chave na segurança econômica global, e o Japão busca posicionar-se como parceiro estratégico de longo prazo.
- Japão fortalece laços com líderes da Ásia Central - 19 de dezembro de 2025 7:23 pm
- UE concede empréstimo bilionário à Ucrânia - 19 de dezembro de 2025 7:19 pm
- Míssil nuclear russo é instalado na Bielorrússia - 19 de dezembro de 2025 7:15 pm

