Washington, Estados Unidos, 21 de dezembro de 2025, Associated Press (AP) – O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que Washington manterá sua aliança sólida com o Japão, ao mesmo tempo em que buscará formas de construir relações cooperativas com a China. As declarações foram feitas durante uma coletiva de imprensa realizada na sexta-feira (19), na qual Rubio fez um balanço do ano de 2025.
As observações ocorreram em meio ao aumento das tensões entre Tóquio e Pequim, após a primeira-ministra japonesa Takaichi Sanae afirmar no Parlamento que uma possível emergência em Taiwan envolvendo o uso da força poderia representar uma ameaça à sobrevivência do Japão — comentário que gerou forte reação chinesa.
Rubio destacou que as tensões entre Japão e China “já existiam anteriormente” e fazem parte da dinâmica regional que precisa ser equilibrada.
O secretário ressaltou que a China “é e continuará sendo um país rico e poderoso”, acrescentando que os Estados Unidos precisam manter relações e lidar diretamente com Pequim, mesmo diante de divergências estratégicas.
Durante a coletiva, Rubio também foi questionado sobre um possível plano de paz entre Rússia e Ucrânia, especificamente se Washington aceitaria reconhecer territórios ucranianos atualmente ocupados pela Rússia.
As declarações reforçam a estratégia diplomática dos Estados Unidos de equilibrar alianças tradicionais no Indo-Pacífico com a necessidade de manter canais de diálogo com a China, enquanto conflitos como o da Ucrânia continuam a moldar o cenário geopolítico global.
- Tailândia enviará observador para eleições em Myanmar - 21 de dezembro de 2025 12:54 am
- EUA suspendem loteria de green card após ataque em universidade - 21 de dezembro de 2025 12:47 am
- Suspeito de ataque em Taipei estava em lista de procurados - 21 de dezembro de 2025 12:41 am
















