Washington, Estados Unidos, 18 de dezembro de 2025, Associated Press – O exército dos Estados Unidos anunciou ter realizado ataques contra três embarcações suspeitas de tráfico de drogas no Pacífico Oriental na segunda-feira (15), resultando na morte de oito pessoas descritas como “narcoterroristas”.
A operação faz parte da campanha da administração Trump contra redes de narcoterrorismo na América Central e do Sul. Segundo o Comando Sul, os barcos navegavam por rotas conhecidas de tráfico.
Desde setembro, o número de mortos em operações semelhantes já chega a 95 pessoas.
A ofensiva ocorre em meio a questionamentos no Congresso e em outros setores sobre a base legal da campanha militar. Também há dúvidas sobre a legitimidade de ataques anteriores, incluindo um episódio em setembro, quando disparos foram realizados contra uma embarcação que ainda tinha sobreviventes a bordo.
O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, declarou na terça-feira (16) que os comitês de serviços armados da Câmara e do Senado terão acesso ao vídeo não editado da operação.
A escalada militar reforça a estratégia de Washington em tratar o narcotráfico como terrorismo, ampliando a pressão sobre redes criminosas na região e levantando debates sobre os limites legais e humanitários dessas ações.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















