Washington, Estados Unidos, 18 de dezembro de 2025, Associated Press – O governo dos Estados Unidos aprovou um pacote de venda de armas para Taiwan avaliado em mais de US$ 11 bilhões, considerado um dos maiores já destinados à ilha.
A operação, autorizada pelo Departamento de Estado, inclui 82 sistemas de foguetes de artilharia de alta mobilidade (HIMARS), 420 mísseis ATACMS de superfície, além de mísseis Javelin e drones Altius.
Segundo a administração Trump, o pacote fortalecerá a capacidade defensiva de Taiwan diante de ameaças atuais e futuras, sem alterar o equilíbrio militar regional.
O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan agradeceu aos EUA pela aprovação, afirmando que o país mantém compromisso com a paz e liberdade, além da determinação em se defender contra as frequentes atividades militares da China na região.
A reação chinesa foi imediata. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun, condenou a decisão, afirmando que a venda “fere gravemente a soberania, a segurança e a integridade territorial da China” e compromete a estabilidade no Estreito de Taiwan.
O episódio intensifica as tensões diplomáticas entre Washington e Pequim, colocando Taiwan novamente no centro das disputas geopolíticas globais.
- Altar de bambu em Hong Kong é o maior do mundo - 18 de dezembro de 2025 10:07 pm
- Senado dos EUA aprova orçamento recorde de defesa - 18 de dezembro de 2025 9:57 pm
- EUA aprovam venda de armas no valor de US$ 11 bi a Taiwan - 18 de dezembro de 2025 9:53 pm

