Tóquio, Japão, 25 de dezembro de 2025, Kyodo News – As Forças Armadas da Coreia do Sul realizaram exercícios militares nas águas próximas às Ilhas Takeshima, no Mar do Japão, área administrada por Seul mas reivindicada pelo governo japonês. As manobras ocorreram na terça-feira (23) e fazem parte do treinamento regular conduzido duas vezes ao ano.
Seul se refere ao arquipélago como Dokdo e afirma que o território é parte inerente da Coreia do Sul. Esta foi a segunda rodada de exercícios sob a administração do presidente Lee Jae-myung, que assumiu o cargo em junho.
Segundo autoridades sul-coreanas, o treinamento manteve o mesmo nível de métodos e escala de forças empregados em anos anteriores. No entanto, não foi informado se houve simulações de desembarque nas ilhas, ponto sensível na disputa territorial.
O governo japonês reafirma que as Ilhas Takeshima são território inerente do Japão, com base em fatos históricos e no direito internacional. Tóquio tem solicitado repetidamente que Seul suspenda os exercícios, classificando as ações como inaceitáveis.
Em resposta às manobras, o chefe do Departamento de Assuntos Asiáticos e da Oceania do Ministério das Relações Exteriores do Japão, Kanai Masaaki, apresentou um protesto formal por telefone a um diplomata da Embaixada da Coreia do Sul em Tóquio. A Embaixada do Japão em Seul também registrou protesto junto ao Ministério das Relações Exteriores sul-coreano.
A disputa territorial permanece como um dos principais pontos de tensão entre os dois países, que buscam equilibrar interesses estratégicos na região com a necessidade de manter cooperação em temas de segurança e economia.
- Tropas ucranianas deixam posição estratégica em Donetsk - 25 de dezembro de 2025 2:10 am
- Coreia do Sul realiza exercícios militares perto das Ilhas Takeshima - 25 de dezembro de 2025 2:02 am
- TEPCO pede retomada de reator nuclear em janeiro - 25 de dezembro de 2025 1:57 am

