Haia, Países Baixos, 18 de dezembro de 2025, Agence France-Presse – A União Europeia e 34 países aprovaram a criação de uma Comissão Internacional de Reclamações, destinada a analisar pedidos de compensação por danos causados pela invasão russa na Ucrânia.
O acordo foi firmado durante reunião do Conselho da Europa em Haia, principal órgão de direitos humanos do continente. O encontro contou com a presença da representante da UE para Relações Exteriores, Kaja Kallas, e do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy.
A comissão terá sede em Haia e será responsável por revisar, avaliar e decidir sobre pedidos de indenização relacionados a perdas, danos e ferimentos decorrentes da guerra. Também caberá ao órgão definir os valores de compensação a serem pagos.
Até o momento, já foram registrados mais de 80 mil pedidos, apresentados por indivíduos, organizações e entidades públicas da Ucrânia.
Paralelamente, o Conselho da Europa trabalha na criação de um tribunal especial para julgar o presidente russo Vladimir Putin e outros oficiais por crimes de agressão contra a Ucrânia.
A medida representa um passo significativo na busca por justiça e reparação, ampliando a pressão internacional sobre Moscou e fortalecendo os mecanismos de responsabilização em conflitos armados.
- Senado dos EUA aprova orçamento recorde de defesa - 18 de dezembro de 2025 9:57 pm
- EUA aprovam venda de armas no valor de US$ 11 bi a Taiwan - 18 de dezembro de 2025 9:53 pm
- Shibuya endurece regras contra lixo nas ruas - 18 de dezembro de 2025 9:49 pm

