Tóquio, Japão, 2 de dezembro de 2025, Kyodo News – Autoridades meteorológicas japonesas afirmaram que um ciclone raro formado próximo ao equador, aliado às altas temperaturas da superfície do mar, foi responsável pelas chuvas torrenciais que atingiram o Sudeste Asiático na última semana.
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, algumas áreas da Indonésia registraram até 900 milímetros de chuva, com mais de 300 milímetros por dia em determinados locais. O fenômeno começou como uma depressão tropical no Estreito de Malaca, evoluindo para o Ciclone Senyar em 26 de novembro.
Os especialistas destacaram que as temperaturas elevadas do mar na região oriental do Oceano Índico favoreceram o fluxo de ar quente e úmido vindo do oeste em direção à Indonésia. Ao mesmo tempo, condições semelhantes no lado do Pacífico contribuíram para a chegada de ar úmido do leste.
O encontro dessas massas de ar teria criado o ambiente ideal para a formação do ciclone e para a ocorrência das chuvas intensas.
O representante da agência, Fujikawa Norihisa, afirmou que nuvens de tempestade estavam extremamente ativas na região, acumulando grande quantidade de vapor d’água e resultando nos fortes temporais.
O fenômeno reforça a preocupação sobre os efeitos das mudanças climáticas e a vulnerabilidade das regiões tropicais a eventos extremos, que podem se tornar mais frequentes e intensos nos próximos anos.
- Markko Mendes lança o sofisticado EP My Guitar, My Groove - 22 de abril de 2026 5:15 pm
- Escola Taiyo de Língua e Cultura Japonesa é inaugurada em São Paulo com evento que celebra conexão entre Brasil e Japão - 22 de abril de 2026 5:03 pm
- Putin e Zelensky afirmam que guerra continuará sem trégua - 22 de abril de 2026 1:00 pm























