Joanesburgo, Província de Gauteng, África do Sul, 23 de novembro de 2025, South African Press Association (SAPA) – A cidade de Joanesburgo abriu neste sábado (22) a primeira sessão da cúpula do G20, reunindo líderes das maiores economias do mundo para discutir a situação internacional e os rumos da economia global.
A primeira-ministra do Japão, Takaichi Sanae, participou do encontro e deve enfatizar o compromisso japonês em fortalecer um sistema multilateral de livre comércio, com foco em um Indo-Pacífico livre e aberto.
A África do Sul, como anfitriã, estabeleceu como prioridades o fortalecimento da resiliência a desastres, a sustentabilidade da dívida e o uso de minerais críticos para o desenvolvimento sustentável.
Takaichi também planeja encontros bilaterais com países emergentes e em desenvolvimento, conhecidos como Global South, que vêm ampliando sua influência no cenário internacional.
A participação da China chama atenção, especialmente após reações duras a declarações recentes de Takaichi sobre uma possível emergência envolvendo Taiwan. O encontro pode abrir espaço para diálogo com o premiê chinês Li Qiang.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, optou por não comparecer, alegando perseguição à minoria branca na África do Sul. Já o presidente russo Vladimir Putin também não participa, devido ao mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional por supostos crimes de guerra.
O encontro, que se estende por dois dias, busca avançar em soluções coletivas para desafios econômicos e políticos, reforçando o papel da África como protagonista no cenário global.
- Novo mandado contra dono de estabelecimento no caso da menina tailandesa - 25 de novembro de 2025 10:26 pm
- Mãe acusada de tráfico infantil será investigada no Japão - 25 de novembro de 2025 10:22 pm
- Governo japonês mantém posição sobre situação de sobrevivência - 25 de novembro de 2025 10:08 pm
















