Kumamoto, Província de Kumamoto, Japão, 25 de novembro de 2025, NHK – A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta para que moradores da região de Kyushu permaneçam atentos à possibilidade de novos terremotos com intensidade semelhante ao registrado em Kumamoto na noite de 25 de novembro (25).
Segundo autoridades, áreas que sentiram fortes tremores devem observar não apenas a atividade sísmica, mas também as chuvas, já que o risco de queda de rochas e deslizamentos aumentou.
O alerta reforça que, em terremotos dessa intensidade, muitas pessoas têm dificuldade para caminhar sem apoio. Objetos como louças e livros podem cair das prateleiras, móveis instáveis podem tombar e estruturas externas, como muros de concreto não reforçado, podem colapsar.
Além disso, vidros de janelas podem se quebrar, o solo pode apresentar rachaduras e até liquefação, enquanto encostas ficam mais vulneráveis a deslizamentos.
A orientação busca preparar a população para possíveis novos tremores e reduzir riscos em uma região historicamente marcada por intensa atividade sísmica.
- Governador de Fukui renuncia após acusações de assédio - 26 de novembro de 2025 12:24 am
- Agência Meteorológica do Japão alerta para novos tremores em Kyushu - 25 de novembro de 2025 11:53 pm
- Malásia proibirá que menores de 16 acessem redes sociais - 25 de novembro de 2025 11:42 pm

