16 C
Kóka
sexta-feira, 24 outubro, 2025 4:51: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Vozes brasileiras celebram diversidade cultural no Japão com Nina Nicolaiewsky e Pedro Iaco no programa O Sul em Cima edição 32/2025

Programa O Sul em Cima traz dois expoentes da música brasileira contemporânea na edição 32/2025

spot_img

Konan, Província de Shiga, Japão — 24 de outubro de 2025 — NHK – A edição 32/2025 do programa O Sul em Cima será transmitida pela Rádio Shiga Japan no dia (30) de outubro, às 20h00 no horário de Tóquio e 8h00 no horário de Brasília. Apresentado por Marcio Celli, o programa traz como destaques os artistas brasileiros Nina Nicolaiewsky e Pedro Iaco, que representam diferentes vertentes da música contemporânea nacional com profundidade poética e sonoridade refinada.

Nina Nicolaiewsky nasceu no Rio de Janeiro em 1993 e cresceu cercada pelas artes. Filha da atriz Márcia do Canto e do cantor e compositor Nico Nicolaiewsky, Nina iniciou sua trajetória musical ainda na infância, em Porto Alegre, participando de corais e orquestras infantis. Em 2019, começou a compor e foi selecionada para o Projeto Concha, voltado para compositoras mulheres.

Em 2020, recebeu uma bolsa para estudar performance na Berklee College of Music, na Espanha. Desde então, lançou o EP “Receita de Casa” (2021), colaborou com a Banda Magda e com integrantes da Snarky Puppy, e escreveu uma parceria com o violonista Sérgio Assad. Seu novo EP, “Arrisco Dizer”, reúne composições autorais e uma releitura de “Você Me Vira a Cabeça”, sucesso de Alcione, com arranjos da Sucinta Orquestra.

Faixas do EP “Arrisco Dizer”

  • Cafuné – Nina Nicolaiewsky e Guilherme Becker
  • Tudo Bem – Nina Nicolaiewsky e Guilherme Becker
  • Nem Tudo – Nina Nicolaiewsky e Rita Zart
  • Você Me Vira a Cabeça – Paulo Sérgio Valle · Chico Roque
“Compor é como costurar memórias e afetos. Cada música é uma casa que construo com quem escuta”, diz Nina.

Pedro Iaco, por sua vez, apresenta o álbum “Sangria”, uma obra que transita entre música erudita, experimental e popular. Com produção e arranjos de Elodie Bouny, o disco reúne músicos de diversas nacionalidades e instrumentos como cravo, harpa e quarteto de cordas. A proposta é uma travessia emocional entre corpo e alma, com temas como vida, morte e renascimento.

Formado em música clássica com passagens pela Inglaterra e Nova York, Pedro já trabalhou com nomes como Bobby McFerrin. Seu nome artístico, Iaco, foi sugerido por Guinga e remete ao deus Dionísio da mitologia grega. Em “Sangria”, Pedro explora a voz como pincel e a música como pintura.

Faixas do álbum “Sangria”

  • Sangria
  • Vênus – com Luisa Lacerda e Liuba Klevtsova
  • Deus Sol – com Ensemble SP
  • Moonvow (The Wind Blows) – com Hansi Kürsch e Marcus Siepen (Blind Guardian)
  • Galope em Pé de Vento – com Guegué Medeiros e Ensemble SP
  • O Voo do Espírito Livre – com André Mehmari
“Minha música é uma aquarela sonora. A voz guia as cores que surgem dentro de mim”, afirma Pedro Iaco.

A Rádio Shiga Japan, sediada na província de Shiga, tem se destacado por promover artistas brasileiros e latino-americanos no Japão, criando pontes culturais entre continentes. A edição 32/2025 do programa O Sul em Cima promete emocionar ouvintes com a sensibilidade e a força criativa de Nina Nicolaiewsky e Pedro Iaco.

Para ouvir a transmissão, www.radioshiga.com acesse no dia (30), às 20h00 JST.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

[td_block_14 limit="4" category_id="1204" custom_title="ÁSIA" header_color="#dd3333" block_template_id="td_block_template_8" border_color="#dd3333"]
spot_imgspot_img