12.8 C
Kóka
terça-feira, 7 outubro, 2025 12:30: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Polícia do Japão apreende lista ligada a grupo de golpes nas Filipinas

Dados de 200 mil pessoas foram confiscados após prisão de seis suspeitos ligados à quadrilha JP Dragon

spot_img

Tóquio, Província de Tóquio, Japão — 2 de outubro de 2025 — Kyodo News – A polícia japonesa anunciou a apreensão de uma extensa lista contendo dados pessoais de aproximadamente 200 mil indivíduos, em investigação relacionada à prisão de seis cidadãos japoneses suspeitos de integrar o grupo criminoso JP Dragon, com base nas Filipinas. A quadrilha é acusada de envolvimento em uma série de golpes telefônicos e furtos de cartões bancários.

Os suspeitos, incluindo Sanbonchiku Akira, foram detidos no dia (10 de setembro), após serem transferidos das Filipinas para o Japão. Eles são investigados por roubar o cartão bancário de um homem de 89 anos na província de Saitama. Novos mandados de prisão foram emitidos no dia (1) em conexão com outro caso, envolvendo uma mulher de 82 anos na província de Kyoto.

“A lista apreendida nas Filipinas contém cerca de 4.600 folhas com nomes, endereços e números de telefone, além de dados de 160 pessoas que já registraram queixas”, informou um porta-voz da polícia.

As autoridades acreditam que os dados foram utilizados sistematicamente para aplicar golpes, com alguns dos suspeitos encarregados de realizar chamadas fraudulentas para vítimas no Japão, se passando por policiais. No caso mais recente, os criminosos teriam convencido a vítima a entregar seu cartão, com o qual realizaram saques no valor de 1,5 milhão de ienes — cerca de US$ 10 mil.

A polícia ainda não divulgou se os suspeitos confessaram os crimes, alegando que isso poderia comprometer o andamento das investigações. O grupo JP Dragon é apontado como responsável por uma rede de fraudes que se estende por diversas regiões do Japão, utilizando métodos sofisticados de manipulação e acesso a dados sensíveis.

“As investigações continuam, e medidas adicionais serão tomadas para proteger os cidadãos e impedir novas ações do grupo”, declarou um investigador.

As autoridades reforçam o alerta à população, especialmente idosos, para que não forneçam informações pessoais por telefone e denunciem qualquer abordagem suspeita. A polícia também planeja intensificar o monitoramento de atividades transnacionais ligadas a fraudes digitais e crimes financeiros.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img