04Tóquio, Japão — 4 de outubro de 2025 — NHK – O Partido Liberal Democrata (Liberal Democratic Party – LDP), principal força política do Japão, realiza neste sábado (4) a eleição para definir seu novo líder, após a renúncia de Shigeru Ishiba. A escolha interna entre parlamentares e membros da base partidária pode determinar o próximo primeiro-ministro do país.
Cinco nomes estão na disputa: Kobayashi Takayuki, Motegi Toshimitsu, Hayashi Yoshimasa, Takaichi Sanae e Koizumi Shinjiro. Com 590 votos em jogo — metade dos parlamentares e metade dos membros da base —, se nenhum candidato alcançar maioria absoluta, os dois mais votados seguirão para um segundo turno ainda no mesmo dia.
A disputa foi marcada por propostas voltadas ao combate à inflação, como aumento de salários, redução de impostos e sugestões de subsídios diretos à população. Os candidatos também se posicionaram sobre temas como segurança econômica, política energética e relações exteriores.
Após a escolha do novo presidente do LDP, o Parlamento japonês realizará uma votação para definir o próximo primeiro-ministro. Como a coalizão governista perdeu a maioria nas duas casas, o novo líder precisará buscar apoio entre partidos de oposição para garantir estabilidade política.
A decisão deste sábado pode redefinir os rumos da política japonesa e abrir espaço para uma nova geração de lideranças em meio a um cenário de transformações sociais e econômicas.
- Rússia intensifica ataques a rede de energia elétrica na Ucrânia - 10 de novembro de 2025 8:56 am
- Supertufão Fung-wong atinge Luzon nas Filipinas e causa evacuações - 10 de novembro de 2025 8:21 am
- Ballet brasileiro encanta Shiga com Alice no País das Maravilhas - 10 de novembro de 2025 5:00 am
















