Katmandu, Província de Bagmati, Nepal — 9 de outubro de 2025 — NHK – O assessor-chefe do governo interino do Nepal, Ajaya Khanal, afirmou que o combate à corrupção será uma das prioridades da administração liderada por Sushila Karki, nomeada primeira-ministra interina após a renúncia de K. P. Sharma Oli. A declaração foi feita em entrevista concedida no dia (6), em meio à pressão popular por mudanças estruturais.
A renúncia de Oli ocorreu após uma onda de protestos iniciada em 8 de setembro, marcada por confrontos entre manifestantes e forças de segurança, que resultaram em 76 mortes. A maioria dos protestos foi liderada por jovens nepaleses, que exigem o fim da corrupção e maior equidade econômica.
Entre as medidas anunciadas, está a reforma do órgão anticorrupção do país e a investigação de bens suspeitos de políticos. Khanal reconheceu, no entanto, que o tempo é limitado para implementar todas as ações desejadas antes das eleições gerais previstas para março de 2026.
O assessor destacou que o governo interino está avaliando o que é possível realizar dentro do prazo e que a primeira-ministra continuará o diálogo com os jovens para preparar o terreno para reformas políticas mais amplas.
A nomeação de Sushila Karki, primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra interina no Nepal, representa um marco político e social. A expectativa é de que sua gestão provisória consiga estabilizar o país e abrir caminho para uma nova fase democrática.
- Kunifesu 2025 celebra culturas no coração da cidade de Koka - 14 de outubro de 2025 11:53 am
- Aroeira leva cordel e diversidade ao Sons do Brasil 546 - 14 de outubro de 2025 3:21 am
- Brasileiros representam o país em concurso nacional de karaokê no Japão - 14 de outubro de 2025 1:40 am