Tóquio, Japão — 9 de outubro de 2025 — Mainichi Shimbun – O Japão registrou superávit em sua conta corrente pelo sétimo mês consecutivo em agosto, com saldo positivo de 3,77 trilhões de ienes — cerca de 25 bilhões de dólares. O resultado foi impulsionado principalmente pela queda nos preços de importação de energia, como petróleo bruto e gás natural.
Apesar da sequência positiva, o valor representa uma leve retração de 4,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. A principal causa foi a redução no superávit de renda primária, reflexo da diminuição nos dividendos recebidos por empresas japonesas, especialmente dos setores financeiro e automotivo, provenientes de subsidiárias no exterior.
As importações caíram 6% em relação ao ano anterior, enquanto as exportações tiveram leve recuo de 0,4%, contribuindo para o saldo positivo no comércio de bens. Por outro lado, o déficit na conta de serviços aumentou, assim como o déficit de renda secundária.
O desempenho da conta corrente é considerado um indicador-chave da saúde econômica do país, refletindo o equilíbrio entre comércio, investimentos e transferências internacionais. O resultado de agosto reforça a posição do Japão como uma das maiores economias exportadoras do mundo.
A expectativa é de que os próximos meses sejam influenciados por fatores como a política monetária internacional, a volatilidade nos mercados de energia e o desempenho das exportações japonesas.
- Kunifesu 2025 celebra culturas no coração da cidade de Koka - 14 de outubro de 2025 11:53 am
- Aroeira leva cordel e diversidade ao Sons do Brasil 546 - 14 de outubro de 2025 3:21 am
- Brasileiros representam o país em concurso nacional de karaokê no Japão - 14 de outubro de 2025 1:40 am